Neste ano, em plena pandemia de COVID-19, quando as pessoas estão lutando pela vida e o trabalho dos profissionais da saúde é essencial para fazer frente à esta nova doença e as atividades ambulatoriais e hospitalares não podem parar, ainda encontra-se tempo para comemorar. Há 100 anos, a parteira Rosa Bork e seu esposo Karl Bork edificaram a primeira maternidade em Pomerode, com o nascimento da primeira bebê, Anita Guenther, no dia 08 de julho.
Anita cresceu e sua vocação em ajudar o próximo aflorava cada vez mais. Como voluntária no Hospital Santa Catarina, em Blumenau/SC, começou sua atividade voluntárias na área da saúde. Em 1944 iniciou seus estudos na Casa Matriz de Diaconisas, em São Leopoldo/RS e a partir dali pode atuar em diversas comunidades do estado gaúcho.
Algum tempo depois, após 47 anos de seu nascimento, retornou a Pomerode, incentivada pelo pastor Edgar Liesemberg, para que integrasse a direção do agora Hospital e Maternidade, que havia sido assumido pela Paróquia Evangélica de Rio do Testo e com graves problemas administrativos. Antes disso, pode aprender sobre gestão de instituições no Lar e Residencial Eslbeth Koehler, em Blumenau/SC.
No ano do centenário, lideranças comunitárias, profissionais da saúde e gestores públicos lembram com carinho a menina que ali nasceu, cresceu e se tornou responsável por uma grande rede de diaconia local. Conduziu a instituição com zelo, ajudou o hospital a crescer e oferecer cada vez mais serviços aos pomerodenses, além de ter uma forte participação nas atividades comunitárias.
“É tempo de agradecer a Deus por um século de história. Nessa instituição passaram milhares de pessoas para receber tratamento e cuidado. Milhares de pessoas ali trabalharam e continuam trabalhando nas mais diversas áreas da instituição. Somos gratos a todas as pessoas, sejam elas do hospital, da comunidade luterana e do município de Pomerode, que não mediram esforços para que esta história completasse 100 anos”, comemora o pastor Adelsir Sturzbecher.
Acompanhe um vídeo institucional na midiateca abaixo.