SINO
ACOLHIDA
Queridas irmãs e irmãos em Cristo!
Saudamos a todos e todas vocês membros das 13 Comunidades de nossa Paróquia Martin Luther com o lema para esta semana. Palavras de Jesus Cristo que encontramos no Evangelho de Mateus 10.45: Jesus Cristo diz: O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida para salvar muita gente.
Aqui estamos, Pastor João e eu, na Igreja de Erval Seco. Infelizmente aqui estamos novamente sem a presença física da Comunidade. Que tempos difíceis esses que estamos tendo que vivenciar. Celebrar culto longe das pessoas evoca sentimentos que fazem doer o coração.
Hoje seria um dia de festa para a nossa Paróquia. Estaríamos recebendo mulheres de 4 Sínodos diferentes para o 8º Encontro Intersinodal de Mulheres PPL. Teríamos também a presenta de mulheres das Faculdades EST, do CAPA, do COMIN, da Secretaria Geral da IECLB, enfim de diversas lideranças da nossa Igreja. Estaríamos celebrando a vida que recebemos de Deus e refletindo sobre “Mulheres e Agroecologia – Fé, compromisso e ação em defesa da vida”. Quantas expectativas tínhamos para este encontro... Quanta alegria e dedicação para que este encontro fosse marcado por abraços e fé em um mundo mais sustentável e bom de viver.
Este encontro estava sendo gestado com muito carinho pelas mulheres dos nossos grupos de OASE, pelos Casais Reencontristas e pela diretoria da Comunidade de Erval Seco. Também tínhamos o auxílio e a parceria das 13 Comunidades de nossa Paróquia através de doações. Quanto movimento a favor da vida... E não foi possível vivenciar este dia, o encontro precisou ser adiado.
Aqui estamos sozinhos nesta Igreja procurando encontrar uma explicação para tudo o que estamos vivendo nestes últimos dias... Mas, acima de tudo procurando em Deus força e orientação para mantermos a fé firme e alicerçada no Deus que nos criou e nos ama incondicionalmente.
Com o coração apertado, mas repleto de esperança aqui estamos na presença de Deus Criador, Jesus seu filho e nosso irmão e do Espírito Santo luz que quer iluminar os nossos caminhos. Amém.
CANTO: Que a graça de nosso Senhor Jesus (2 LCI)
ORAÇÃO (KYRIE)
Oremos por tantas situações de sofrimento e morte que pairam em nosso mundo...
- Clamemos pelas mulheres, crianças e pessoas idosas que vivem situações de violência em sua casa e que agora com a realidade de isolamento social a sua dor e o seu medo ficam mais forte e presentes.
- Clamemos pelas crianças, pessoas idosas e com necessidades especiais que não conseguem compreender o porquê de não poder sair, passear, se abraçar...
-Clamemos pelas pessoas que não têm o mínimo para uma vida digna e que agora o medo do futuro angustia mais o coração...
- Clamemos pelos agricultores e pelas agricultoras que esperam ansiosas por chuvas que venham abrandar a seca, que venham para regar os campos e a semente que foi plantada...
- Clamemos pelas pessoas que já foram infectadas com o Coronavírus, para que consigam vencer a doença...
- Clamemos por tantas pessoas que estão na linha de frente procurando dar o seu melhor para que a situação não fique pior, para que a ajuda possa chegar a todas as pessoas...
Em oração clamemos por essas e tantas outras dores que carregamos em nossa vida e em nosso coração: Tem, Senhor piedade...
CANTO: Kyrie I (Coleção Miriã 1)
Na certeza que Deus ouve o nosso clamor, demos glória a Deus...
CANTO: Glória (71 LCI)
REFLEXÃO
Queridos irmãos e queridas irmãs...
Tempos loucos são esses que vivemos...
Quantas vezes já pronunciamos esta frase? Quantas vezes ao longo da vida tivemos a sensação de que o mundo está ficando louco? Há momentos e situações em que temos a impressão que já atingimos toda loucura possível e lá vem mais um fato, mais uma revelação e nos perguntamos até onde o ser humano é capaz de chegar? Que situações de morte e sofrimento ainda vamos vivenciar?
Vivemos tempos difíceis, mas olhando para a história da humanidade, sabemos que cada tempo teve os seus problemas e suas dificuldades. Cada pessoa em sua história também enfrenta seus momentos de dificuldades. É o medo e a insegurança pelo que há de vir que sempre de novo vem para assustar e desestabilizar. E o coração bate forte e sente o quanto é complicado viver!
Hoje enfrentamos a realidade do que significa pandemia. Mesmo com tantos conhecimentos e recursos não foram possíveis deter essa realidade. Não sabemos o que fazer e o que pensar, como se comportar, ou mesmo em que ou em quem acreditar... Nada de encontros, de abraço, aperto de mão, comunhão... Isso é loucura, meu Deus... O que fazer? Como interpretar? Quantas mortes vamos ainda ter que chorar?
Nestes tempos difíceis somos novamente confrontados com a Palavra de Deus, que lembra sempre de novo da companhia e do amor incondicional do Deus da Vida. O Deus da Vida que em Jesus vem e quer abraçar, vem e quer caminhar junto, vem e quer orientar e fortalecer. O Deus da Vida que em Jesus, conforme Mateus 28.20, diz: “eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos”.
Em Jesus também somos diariamente desafiados e desafiadas a ir ao encontro daquela pessoa que sofre, que está sem rumo, que necessita orientação, carinho e atenção. Desta forma, nestes tempos difíceis, somos chamados e chamadas a viver comunhão que ajuda, que orienta, que se solidariza de uma maneira diferente, mas sempre carinhosa e comprometida com a vida. Somos desafiados e desafiadas, mais do que nunca a não ter medo, mas a ter fé e a ser testemunha da vida que brota do amor e do cuidado de uns para com os outros.
Que nestes tempos de distanciamento físico não percamos o valor da comunhão que brota do cuidado e da atenção uns com os outros. Que nesse tempo difícil e assustador possamos nos ajudar e nos fortalecer, lembrando sempre do amor de Deus que caminha conosco. Que o Espírito Santo nos fortaleça, nos dê paciência e nos dê todas as condições de afirmar o nosso testemunho por meio do cuidado e do amor a si, ao próximo e a Criação.
Estamos no tempo da quaresma. Também temos para este ano o desafio de refletirmos sobre o Viver o Batismo. A palavra bíblica que nos orienta nesta reflexão vem de João 15.16 onde encontramos uma palavra de Jesus que diz: “Eu escolhi vocês para que deem fruto”. Pelo Batismo somos filhos e filhas de Deus. Cada pessoa batizada é minha irmã, é meu irmão. Como nos relacionamos e como temos cuidado de nossos irmãos e irmãs? São importantes para nós? Queremos reencontrar todos e todas quando pudermos retomar a vida do lado de fora da nossa casa? Que frutos Deus espera que produzamos nestes tempos de pandemia? O que Deus em Jesus e pelo Espírito Santo quer nos falar nestes tempos tão sofridos? Pensemos nisso e que Deus tenha compaixão de nós, nos ampare e fortaleça a nossa fé. Amém.
CANTO: Transforma, Senhor (562 LCI)
ORAÇÃO
Deus de Amor e Misericórdia, nós te agradecemos pela vida e por teu amor e cuidado em cada momento dos dias que já vivemos, entretanto estamos apreensivos e apreensivas com o que, como ser humano, estamos vivendo. Ouça a voz do nosso coração e do coração de tantas pessoas que estão inseguras e com medo por quais caminhos ainda precisaremos trilhar até que a vida retome o seu curso normal... Nos faltam palavras para expressar tanto medo e sofrimento. Acolhe também o que não conseguimos expressar e que passa pelos nossos sentimentos. Sabemos que tu conheces o que está no mais profundo de nosso ser. Acolhe o nosso grito e o nosso clamor, a nossa angústia, o nosso medo e sofrimento, olha pelos nossos familiares e pessoas amigas, de perto e de longe, olha por cada pessoa ao redor deste mundo, tua criação. Recebe a nossa oração quando agora nos unimos na oração que Jesus nos ensinou...
PAI NOSSO
Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome. Venha o teu reino. Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dá hoje. E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal. Pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre, amém.
BÊNÇÃO
Sinta a presença de Deus nestes tempos sombrios e receba a sua bênção...
Que o mistério de Deus nos rodeie;
Que a fragrância de Deus nos envolva;
Que a luminosidade de Deus nos ilumine;
Que as maravilhas de Deus nos renovem;
Que o amor de Deus flua entre nós;
Que a paz de Deus nos mova profundamente;
Que o mover de Deus nos traga paz e reconciliação. Amém.
SINO