Ao som de afinados instrumentos musicais e belas vozes, o Seminário de Música encerrou com a majestosa apresentação na Comunidade de Benedito Indaial, em Benedito Novo (SC), no Sínodo Vale do Itajaí. Na manhã de domingo (2), musicistas, em grande parte dos estados do sul, ecoaram o que aprenderam ao longo da semana anterior, numa performance espetacular. Não era difícil encontrar alguém emocionado, arrepiado ou boquiaberto.
O pastor sinodal Breno Carlos Willrich, ao pregar, afirmou que a música expressa o que as palavras não conseguem expressar. “A música pode ser, para o mundo que está distante de Deus, um chamado para a Igreja. Creio que experiências indescritíveis e indizíveis ainda assim podem ser musicáveis, cantáveis e tocáveis. Há situações em nossas vidas que palavras são insuficientes para descrever sentimentos e experiências tão maravilhosas, então brota uma canção, que surge lá, onde palavras não dizem tudo”.
O Seminário:
Dias antes, na quarta-feira (29), pessoas vindas de diversas cidades com o objetivo de aperfeiçoar o conhecimento musical – instrumental ou vocal, se encontraram no Centro de Eventos Rodeio 12, em Rodeio (SC). Um supertime de professores tinha a tarefa de identificar o talento de cada um. Oficinas de canto, flautas, prática de orquestra de cordas, percussão, sopro/metais, teclado, violão e palhetas foram algumas das áreas abrangidas. Além disso, foram oferecidas também técnica vocal, música antiga, dinâmica através de música, composição, pedagogia em educação musical e regência de coro.
Uma orquestra e um coro foram resultados dos conhecimentos adquiridos ao longo dos quatro dias. Vozes infantis, juvenis e adultas se misturaram e proporcionaram um resultado maravilhoso. A orquestra foi um show a parte. Os dias de trabalho, sob a batuta de regentes renomados no Vale do Itajaí, renderam uma manhã de domingo inesquecível. Aplausos intermináveis.