Celebração


ID: 2651

20ª Meditação - Zacarias Mudo

20/12/2017

No Evangelho de Lc 1,5-25, lemos sobre a aparição do anjo Gabriel ao Sacerdote Zacarias e anuncia que sua esposa Isabel dará a luz um menino que será chamado de João Batista e que será grande diante do Senhor, isto é, será consagrado para o serviço na preparação do povo para receber o Messias.

O Evangelista João fala a respeito de João Batista dizendo: “Deus mandou um mensageiro, um homem chamado João, para falar a respeito da luz. Ele veio para que todos pudessem ouvir a mensagem e crer por meio dele”. Jo 1.6e7

Zacarias estava no templo oferecendo incenso. Ao avistar o anjo ao lado do altar ficou perturbado, pois seu pedido estava sendo cumprido. Entretanto, pede um sinal para confirmar a proposta do anjo. Zacarias duvidou do mensageiro do Senhor. Como sinal, ficou mudo até que tudo aconteceu.

Lucas quis mostrar para sua comunidade que a espera do povo pela libertação vale a pena. Mesmo diante da angústia de não conseguir a transformação pela ganância dos dominadores, o povo deve continuar com a chama acesa clareando um ponto a ser seguido, pois, não tardará a recompensa.

A esterilidade de Isabel é a mesma humilhação do povo de Israel: pobre, descrente, sem direitos, manipulados, atordoados pela escravidão do trabalho. O contexto político narrado pelo evangelista marca a opressão do rei Herodes que centralizava a política, a economia, a cultura e a religião no templo através dos sacerdotes. Portanto, o povo ainda esperava uma luz no fim do túnel para sair da situação humilhante.

Em nossas angustias e sofrimentos fiquemos na certeza do amor de Deus que nos envolve e não nos deixa à sós. Amém!
 

Veja todas as meditações. Clique aqui


Autor(a): Equipe Palavra de Deus
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Natal
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 45151
MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Como um perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas.
2Coríntios 2.14
REDE DE RECURSOS
+
Cristãos autênticos são os que trazem a vida e o nome de Cristo para dentro da sua vida, pois o sofrimento de Cristo não deve ser tratado com palavras e aparências, mas com a vida e com a verdade.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br