Escolhas!
Na vida temos muitas escolhas. Aliás, creio que nunca houve tantas opções de escolha como nos dias atuais. Há escolhas pelo cuidado da vida. Há escolhas pela destruição da vida. E há episódios que chegam a nossa vida sem que tenhamos chance de fazer escolha. No que você se alicerça ao fazer escolhas ou quando surgem situações que não permitem escolha?
Uma história conta o seguinte:
“Duas rãs brincavam distraidamente e saltitavam dentro de um curral. De repente, num desses saltos, caíram ambas num latão cheio de leite. As bordas do latão eram lisas e altas, não havia a menor possibilidade de saírem dali. Mergulhadas no líquido, não havia como impulsionar o corpo e saltar para fora.
Ao perceber que sua amiga estava quase se afogando, a primeira rã disse: - Não esmoreça! Continue batendo os braços! Mantenha-se flutuando!
Não adianta! – respondeu a outra. – Estou exausta! E de que adianta manter-me flutuando se não existe nenhuma maneira de sair daqui?
- Não desista! Mantenha a calma e lute! Enquanto há vida, há esperança! Continue batendo os braços com toda a força!
- Não vale a pena! Estou me cansando e não consigo ver como podemos nos salvar.
Dito isso, parou de se debater, afundou e morreu afogada.
- Não posso desistir – disse a primeira. – Deve haver uma saída. Vou continuar me debatendo. Tenho que me manter viva.
Debateu-se a noite inteira. E debateu-se tanto dentro do leite que este acabou virando manteiga. Agora, sim, apoiada sobre uma base sólida, bastou descansar um pouquinho, tomar impulso para fora do latão e recomeçar sua vida sã e salva.”
Em meio às muitas escolhas que podemos fazer no dia a dia, há aquelas que chegam indesejadamente. São situações que não escolhemos por livre e espontânea vontade, como doenças, acidentes, assaltos, perdas...! São circunstâncias que nos tiram o chão! São situações que nos lançam na escuridão!
Agora pare e pense. Qual seria a sua escolha? Desistir como uma das rãs ou perseverar!? No que a rã que se salvou se apoiou? O seu salto salvador só é possível ao poder se apoiar numa base sólida.
Qual é a sua base sólida quando situações indesejadas ameaçam a sua vida? A minha base sólida diante das situações indesejadas, diante da fluidez da vida, diante das águas que procuram afogar, está Naquele que diz: “Eu sou a luz do mundo...” (Jo 8.12). “Eu sou o Bom Pastor...” (João 10.11). “Eu sou a ressurreição e a vida” (Jo 11.25). “Eu sou o caminho a verdade e a vida...” (Jo 14.6). É Ele que diante das situações indesejadas da vida me dá força dizendo: “Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso” (Mt 11.28).
Em Cristo Jesus encontro à força para enfrentar as situações indesejadas da vida e o apoio para recomeçar. Em Cristo Jesus encontro a base e os ensinamentos para fazer sempre a escolha pela vida. O convite na TV no momento, diante das escolhas violentas e impensadas, é conte até 10. O meu convite diante das situações indesejadas, da raiva e do ódio, que nos tiram a capacidade de raciocinar, é que você escolha orar 10 vezes: “O Senhor é o meu Pastor e nada me faltará”.
Pr. Ernani.