Escolhas!

01/06/2013

Escolhas!


Na vida temos muitas escolhas. Aliás, creio que nunca houve tantas opções de escolha como nos dias atuais. Há escolhas pelo cuidado da vida. Há escolhas pela destruição da vida. E há episódios que chegam a nossa vida sem que tenhamos chance de fazer escolha. No que você se alicerça ao fazer escolhas ou quando surgem situações que não permitem escolha?
Uma história conta o seguinte:
“Duas rãs brincavam distraidamente e saltitavam dentro de um curral. De repente, num desses saltos, caíram ambas num latão cheio de leite. As bordas do latão eram lisas e altas, não havia a menor possibilidade de saírem dali. Mergulhadas no líquido, não havia como impulsionar o corpo e saltar para fora.
Ao perceber que sua amiga estava quase se afogando, a primeira rã disse: - Não esmoreça! Continue batendo os braços! Mantenha-se flutuando!
Não adianta! – respondeu a outra. – Estou exausta! E de que adianta manter-me flutuando se não existe nenhuma maneira de sair daqui?
- Não desista! Mantenha a calma e lute! Enquanto há vida, há esperança! Continue batendo os braços com toda a força!
- Não vale a pena! Estou me cansando e não consigo ver como podemos nos salvar.
Dito isso, parou de se debater, afundou e morreu afogada.
- Não posso desistir – disse a primeira. – Deve haver uma saída. Vou continuar me debatendo. Tenho que me manter viva.
Debateu-se a noite inteira. E debateu-se tanto dentro do leite que este acabou virando manteiga. Agora, sim, apoiada sobre uma base sólida, bastou descansar um pouquinho, tomar impulso para fora do latão e recomeçar sua vida sã e salva.”

Em meio às muitas escolhas que podemos fazer no dia a dia, há aquelas que chegam indesejadamente. São situações que não escolhemos por livre e espontânea vontade, como doenças, acidentes, assaltos, perdas...! São circunstâncias que nos tiram o chão! São situações que nos lançam na escuridão!
Agora pare e pense. Qual seria a sua escolha? Desistir como uma das rãs ou perseverar!? No que a rã que se salvou se apoiou? O seu salto salvador só é possível ao poder se apoiar numa base sólida.
Qual é a sua base sólida quando situações indesejadas ameaçam a sua vida? A minha base sólida diante das situações indesejadas, diante da fluidez da vida, diante das águas que procuram afogar, está Naquele que diz: “Eu sou a luz do mundo...” (Jo 8.12). “Eu sou o Bom Pastor...” (João 10.11). “Eu sou a ressurreição e a vida” (Jo 11.25). “Eu sou o caminho a verdade e a vida...” (Jo 14.6). É Ele que diante das situações indesejadas da vida me dá força dizendo: “Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso” (Mt 11.28).
Em Cristo Jesus encontro à força para enfrentar as situações indesejadas da vida e o apoio para recomeçar. Em Cristo Jesus encontro a base e os ensinamentos para fazer sempre a escolha pela vida. O convite na TV no momento, diante das escolhas violentas e impensadas, é conte até 10. O meu convite diante das situações indesejadas, da raiva e do ódio, que nos tiram a capacidade de raciocinar, é que você escolha orar 10 vezes: “O Senhor é o meu Pastor e nada me faltará”.
Pr. Ernani.
 


Autor(a): Ernani Röpke
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Cantareira (Tremembé - São Paulo-SP)
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 22055
REDE DE RECURSOS
+
Mal tenho começado a crer. Em coisas de fé, vou ter que ser aprendiz até morrer.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br