Sínodo Brasil Central



EQS 405/406 - Asa Sul
CEP 70239-400 - Brasília /DF - Brasil
Telefone(s): (61) 3532-5407 | (61) 9816-50415
brasilcentral@luteranos.com.br
ID: 5

Mensagem da Assembleia Sinodal 2006 - Sínodo Brasil Central

18/06/2006

 

Mensagem da Assembleia Sinodal 2006

Sínodo Brasil Central

Nos dias 15 a 18 de junho realizou-se no Cantinho do Girassol, em Ceilândia, DF, o Seminário de Presbíteros e a VII Assembléia Sinodal do Sínodo Brasil Central, reunindo 59 delegados/as dos diversos campos de trabalho no Sínodo.

O Seminário versou sobre o tema “Deus em tua graça transforma nossas comunidades” contando com cativante palestra proferida pelo Pastor Prof. Oscar Jans. Em sua exposição, baseada em Tiago 2.1-13, o palestrante enfocou a discriminação de pessoas na Igreja, com uma reflexão sobre a facilidade existente em valorizar pessoas com destaque socioeconômico e de se incomodar com outras, por conta de sua cor, orientação sexual, posição social, cultural etc. Entretanto, a comunidade cristã é chamada a viver valores diferentes. As instigantes contribuições do palestrante foram aprofundadas numa criativa dinâmica de grupo, a qual revelou aspectos fortes e fragilidades na vida das comunidades.

À noite do dia 16 foram iniciados os trabalhos da VII Assembléia, com culto no templo recém inaugurado da Comunidade de Ceilândia. A pregação esteve a cargo do Pastor Presidente, Dr. Walter Altmann, que, com base em Atos 1.6-10, deixou a mensagem de que a contribuição das pessoas no discipulado de Jesus é dar testemunho de Cristo até os confins do mundo e assim viver a boa nova do evangelho.

Após uma boa noite de descanso, a Assembléia retomou seus trabalhos com uma meditação pelo P. Dr. Haroldo Reimer na qual foi destacado que na vida comunitária é importante observar e preservar a simultaneidade dos diferentes elementos culturais, sociais e religiosos presentes na comunidade, bem como colocá-los à serviço dela. A palestra do Pastor Altmann desdobrou o lema do corrente ano “Sirvam uns aos outros cada qual com os dons que recebeu” com base na Epístola de Paulo à comunidade de Corinto. Destacou que naquela comunidade havia uma diversidade de dons, ocasionando também problemas e dissensões. Mesmo assim, os membros dessa comunidade são designados pelo apóstolo de ‘santos’ e desafiados a viverem os seus dons para a edificação do corpo da comunidade. Na concepção do apóstolo, os dons específicos situam-se entre a fé e o amor e, de forma ampliada, entre o Cristo crucificado e a ressurreição. A seguir, motivados por duas perguntas, um trabalho de grupo procurou identificar os dons presentes na vida da comunidade. Constatou-se que na vida comunitária falta identificar mais especificamente os dons existentes e canalizá-los para a construção da vida comunitária. Como dons ou marcas da IECLB a serviço da vida social e religiosa no Brasil, destacaram-se o estudo e a pregação fundamentada da Bíblia, a liberdade na vivência comunitária e a gratuidade como elemento marcante na espiritualidade cristã.

Após a apreciação dos relatórios de final de gestão da Diretoria Sinodal e do Pastor Sinodal Renato Augusto Kuhne, eleições marcaram a tarde e a noite de sábado. Para o cargo de Pastor Sinodal foi eleito o P. Carlos Augusto Moeller, da Comunidade de Brasília, e para vice, o P. Dr. Haroldo Reimer, da Comunidade de Goiânia. Também foi constituído o novo Conselho Sinodal, com mandato para os próximos quatro anos, devendo este ser empossado em culto na Comunidade de Brasília no dia 14 de novembro próximo. Vários outros cargos e representações foram preenchidos por meio de voto. A reunião do novo Conselho Sinodal constituiu também a nova diretoria sinodal, sendo Rosiléa Maria Roldi Wille eleita como presidente.

Um contagiante e inspirador culto eucarístico na Comunidade de Brasília marcou o fechamento dos trabalhos da assembléia. Uma refeição preparada com dedicação por membros da comunidade aprofundou as relações fraternas e restabeleceu as forças de muitos/as para o retorno aos seus lugares de origem. Em clima de Copa do mundo, muitos/as delegados/as permaneceram no espaço comunitário constituindo uma parcela luterana da “pátria de chuteiras”.

Que essa torcida seja também convertida em torcida e engajamento pelo futuro promissor da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil Central.

Brasília, 18 de junho de 2006.
 


Âmbito: IECLB / Sinodo: Brasil Central
Natureza do Texto: Manifestação
Perfil do Texto: Mensagem
ID: 63137

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Vivemos rodeados da bênção de Deus e não nos damos conta disso.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Jamais a fé é mais forte e gloriosa do que ao tempo da maior tribulação e tentação.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br