Os 500 anos da Reforma Luterana foram comemorados na Igreja Martin Luther, Comunidade da Itoupava Seca, em Blumenau/SC, no Sínodo Vale do Itajaí. Mais de 800 pessoas participaram da celebração especial, que juntou 10 paróquias da cidade em uma grande festa da igreja luterana no dia 31 de outubro.
Em sua pregação, o pastor sinodal Breno Carlos Willrich animou a comunidade a experimentar, pela leitura do evangelho e pela participação comunitária, a graça revelada em Cristo. “Esta graça nos liberta para viver a fé que atua pelo amor”, concluiu ele.
O prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes, também participou da celebração e agradeceu a comunidade luterana pelo protagonismo ao longo da história, enaltecendo os valores da igreja que estão intimamente ligados com o desenvolvimento da sociedade blumenauense.
A comunidade luterana também foi homenageada pela Câmara de Vereadores. Os vereadores Sylvio Zimmermann Neto e Jens Juergen Mantau entregaram uma Moção de Louvor pelo jubileu da Reforma.
A música é um dos maiores legados da Reforma e não poderia estar de fora da celebração. Um grupo de metais e um coro com mais de 150 vozes conduziram o culto e tornaram a celebração ainda mais especial. No fim, um espetáculo de fogos de artifício emocionou os participantes e abrilhantou as comemorações que estão acontecendo há 500 dias.