Lema da Semana: 8 a 14 de outubro de 2017
“Ó Deus, eu falarei a respeito de ti aos meus irmãos e te louvarei na reunião do povo.” Hebreus 2.12
“Numa pracinha típica do interior, um ancião ganhava a vida vendendo balões. Para fazer propaganda de seu produto, soltou um balão vermelho, que o vento foi levando. Vendo aquilo, várias crianças correram para perto do vendedor, admirando o balão que subia sem nenhum obstáculo.
Para alegrá-las ainda mais, o ancião liberou um outro balão, agora de cor azul. Igual ao primeiro, o balão azul tomou o rumo das alturas, provocando semelhante alegria na criançada.
Depois, soltou um balão branco, depois um amarelo...
Um garotinho no meio da criançada tinha os olhos fixos nos balões. E uma curiosidade despertou sua atenção: por que o vendedor de balões não solta o balão preto? Será que não subiria como os demais? Intrigado, dirigiu-se ao ancião e foi logo perguntando: Moço, por que o senhor não solta o balão preto? O senhor acha que ele não subiria como os outros?
Sorrindo, o vendedor disse: Vou lhe responder com uma ação. E em seguida, cortou a linha que prendia o balão preto à sua carrocinha. À semelhança dos outros, o balão preto subiu garboso até desaparecer além das nuvens. E a explicação: Meu filho, não é a cor do balão que o faz subir. É o que ele tem dentro dele.
O que nos faz subir na direção de Deus não é a nossa aparência (1Sm 16.7). O que faz o nosso culto aceitável não é a forma, e sim o conteúdo. É muito fácil tirar conclusões precipitadas e achar que o que faz um balão subir é a sua cor. Nossos julgamentos são limitados pelas nossas percepções. E o que percebemos é sempre incompleto e às vezes defeituoso. Apenas Deus tem total acesso à nossa interioridade. E a maravilha das maravilhas é que, mesmo tendo total acesso à intimidade de nosso ser, ainda Deus nos ama e nos recebe de braços abertos.
De forma semelhante esta “historinha” nos anima como luteranos e luteranas. As celebrações dos 500 anos da REFORMA LUTERANA - PROTESTANTE são uma oportunidade de inflarmos nosso coração de gás e não de olharmos as cores dos balões… os tamanhos… as formas… Mas saber e agir de acordo com o nosso conteúdo. Tenho percebido que nós mesmos luteranos/as achamos que o problema de nosso balão é sua cor. Nós mesmos desvalorizamos o conteúdo que temos a dar para que SUBAMOS e ELEVEMOS outros/as à presença viva e ativa com Deus.
O versículo lema desta semana nos impulsiona ao TESTEMUNHO. Nos anima a enchermo-nos de ânimo e por que não “orgulho” de conhecer um Deus gracioso redescoberto por Lutero há 500 anos. Deixar a timidez, a baixa autoestima, a desconfiança… e abraçarmos nossa missionariedade original de anunciar nossas bases de vida e fé fundamentadas em Cristo e denunciar profeticamente o que difere delas.
Faça sua parte! Infle-se do gás de Deus que nos leva a “voar” na direção do outro… da outra, levando alegria, conforto, desafio, transformação, vida nova… fazendo acontecer outros 500 entre nós e através de nós.
Evandro Jair Meurer
Pastor na Paróquia de Cosmópolis