As histórias das nossas Comunidades são marcadas pela fé, dedicação e pelo amor de muitas pessoas. Cada construção, cada templo e cada grupo representa o amor pela Igreja da qual fazemos parte.
A história da Paróquia de Nova Santa Rosa iniciou no final do ano de 1969. Antes da sua criação, as comunidades eram atendidas por Maripá e Marechal Cândido Rondon, porém ambas eram muito grandes e tinham muitos membros, todos atendidos por um único ministro. Com o objetivo de os membros serem melhor assistidos, optou-se pela formação de uma nova Paróquia (menor), e assim houve o desmembramento.
No ato de fundação, estiveram presentes os membros do presbitério da Paróquia de Maripá, o P. Klaus Eherhardt e o P. Hugo Eggers (que fora instalado como ministro da nova Paróquia) e juntamente com as lideranças. A primeira diretoria do Conselho Paroquial foi a seguinte: Presidente, Evaldo Fenner; Vice-presidente, Rudi Henrique Wendpap; Tesoureiro, Neldor Grieb; Vice-tesoureiro, Alfredo Wedmann; Secretário, Waldoir Dickel; Vice- secretário, Reinhardt Eldor Grün.
A recém-fundada paróquia contava com 412 membros vindos das comunidades de Nova Santa Rosa, Novo Sarandi, Novo Três Passos, Planalto do Oeste e Vila Cristal. Com o passar dos anos foram agregadas as comunidades de Linha Chapecó, Linha Brasil e Sete Rumos. Em 1970, foi incluída também a comunidade de Santa Rita do Oeste.
Os anos passaram e muitas pessoas passaram a fazer parte da Paróquia. Atualmente ela é pastoreada pelo ministro P. Lauri Roberto Becker e formada pelas seguintes comunidades: Nova Santa Rosa; Comunidade Trindade; Vila Cristal; Linha Chapecó; Santa Rita do Oeste; Planalto do Oeste e Novo Três Passos.
Fonte: Portal Luteranos
Fotos: Arquivo da Paróquia
Confira algumas fotos da Paróquia: