O primeiro culto realizado por um pastor da IECLB, em Dourados, aconteceu no dia 02 de outubro de 1963, na casa da família Edgard Definger, pelo P Johanes Knoch, da Paróquia de Colônia Riograndense.
Em carta datada de 03 de junho de 1971, o pastor Johanes Knoch convidou o Pastor auxiliar, Selívio Arnaldo Krahl, para uma viagem ao então estado do Mato Grosso. A finalidade era visitarem famílias evangélicas que residiam na região. Entre os dias 28 de junho a 4 de julho, aconteceu a viagem.
No ano de 1973, foi sugerido pelo Conselho Diretor da IECLB, que grupos de visitação conhecessem as novas áreas de colonização. No ano seguinte, já se cogitava a possibilidade de um segundo pastorado em Maracaju. E em 1973, foram comprados cinco terrenos, totalizando uma área de 2.466,10 metros quadrados. No ano seguinte, legalizada a escritura e eleita uma comissão para iniciar a construção do pavilhão, cuja inauguração aconteceu no dia 30 de maio de 1976.
Em julho de 1976, em tempos de obras, a comunidade ficou sem Ministro. Em março do ano seguinte, foi instalado o novo pastor, Wilhelm Richard Waldmann, e os cultos passaram a ser realizados no novo pavilhão. Em seguida, foi definido o local da construção da casa paroquial e realizada a primeira Festa da Colheita com a renda revertida para esta finalidade.
A Igreja da Reconciliação teve seu templo inaugurado em 13 de maio de 1984, e o Pastor Waldmann deixa a Comunidade, em 1985. Durante os anos seguintes muitas conquistas foram realizadas.
Desde 2010, o Pastor Erivelton Schwantz Demari pastoreia a Paróquia. Atualmente são celebrados cultos em Dourados, Macaúba e Caarapó.
Que Deus continue abençoando esta Paróquia e todas as pessoas que fazem parte dela!❤🙏
Fonte e fotos: Arquivo da Paróquia