“Na tradição luterana afirmamos que a Igreja acontece e existe lá onde a Palavra de Deus é pregada e os sacramentos são administrados corretamente. No momento em que falamos e nos referimos aos dois volumes de prédicas manuscritas do Pastor Friedrich Sauerbronn, nós falamos da presença da igreja em terras brasileiras no princípio do século XIX.
Neste culto de Ação de Graças nós nos colocamos no presente como devedores ao passado e com os olhos fitos no futuro na esperança de que a herança recebida seja significativa para as gerações vindouras.
Agradecemos a Lucy Luccas e à empresa Luccas & Tuenze Ltda de São Paulo que num gesto de benevolência e generosidade propiciou o restauro e também a digitalização dos dois volumes de prédicas do Pastor Sauerbronn que atuou em Nova Friburgo de 1824 a 1864. “Faço isso para Deus e para a sua obra” – disse Lucy. Ela ficou profundamente tocada ao saber a história da vida do servo de Deus. Agradecemos pela sua vida e desejamos que Deus a abençoe ricamente em todos os seus afazeres.
Os dois volumes foram reunidos provavelmente pelo Pastor Ludwig Hoepffner. Como pastor do Rio de Janeiro e presidente do Sínodo Evangélico do Brasil Central, ele atuou em Nova Friburgo num período bastante conturbado da comunidade. Ele deve ter recolhido os manuscritos e os guardou na Comunidade do Rio de Janeiro.
Estes documentos têm um grande valor histórico para o protestantismo brasileiro. Além de prédicas e de alocuções, está inserida também uma oração de ano novo escrita por Sauerbronn em 1806 (presumidamente uma dos documentos mais antigos da tradição evangélica luterana em solo brasileiro).
Neste culto de ação de graças colocamos os livros de prédicas e uma cópia digitalizada sobre o altar como gesto de gratidão a Deus.”
- Rolf Schünemann
Para acessar as prédicas do Pastor Sauerbronn, clique aqui.