200 Anos de Presença Luterana no Brasil



ID: 3277

Comunidade Evangélica Floresta Imperial - Novo Hamburgo/RS - Um Pouco de História

23/07/2019

Comunidade Evangélica Floresta Imperial
Comunidade Evangélica Floresta Imperial
Comunidade Evangélica Floresta Imperial
1 | 1
Ampliar

COMUNIDADE EVANGÉLICA FLORESTA IMPERIAL – UM POUCO DA NOSSA HISTÓRIA......
        Nossa Comunidade surgiu através de uma grande imigração de famílias que residiam em áreas rurais e vieram em busca de uma vida melhor na cidade, se instalando na periferia da cidade industrial de Novo Hamburgo. Vieram em busca de emprego e uma melhor condição de vida para seus filhos e filhas. Nossa Comunidade foi constituída por pessoas vindas de diversos lugares do Rio Grande do Sul e também de outros estados, porém a grande maioria é procedente do interior dos municípios de Taquara, Rolante, Riozinho e outros lugares daquela região.
        Depois que as famílias se estabeleceram pensaram na criação de uma comunidade religiosa, algumas famílias já faziam parte da Comunidade Evangélica de Novo Hamburgo (Ascenção) , mas devido a distância geográfica e também sentiam que o nível social e cultural era bem diferente das pessoas que frequentavam aquela comunidade.
        Assim, com muito trabalho e perseverança foi adquirido um terreno com um antigo prédio que já havia servido de salão de baile e de armazém. Neste prédio era realizado cultos e outras atividades. No início nossa comunidade foi denominada como Sub Centro Floresta Imperial. O primeiro registro oficial da nossa comunidade foi no dia 19 de agosto de 1959 . O primeiro culto foi realizado no natal deste mesmo ano e o Pastor celebrante foi o Pastor Guinther Reusch.
        Após alguns anos iniciou a construção da igreja e parte do material usado foi reaproveitado da demolição da antiga igreja da Ascenção, tijolos, telhas que ainda podiam ser reaproveitados . No ano de 1968 quando a igreja já estava quase que totalmente concluída e já se tinha uma moradia própria para o pastor, houve a emancipação por sugestão da própria Comunidade Evangélica de Novo Hamburgo. Nossa Comunidade recebeu o nome de Floresta Imperial devido a sua localização que na época era assim denominada. Nesta época o P. Sebaldo Nörnberg já estava a frente do trabalho pastoral desta comunidade.
        No ano de 1965 começaram a ser ministrados cursos profissionalizantes aqui na nossa comunidade dando início a Escola Fábrica.Esta tinha o objetivo de qualificar a mão de obra na confecção de calçados. Como muitas mães vinham fazer cursos sentiu-se a necessidade de ter um espaço para as crianças. Então no ano de 1967, iniciou o Clube da Criança que anos mais tarde, em 1972 iniciou oficialmente os trabalhos da Creche. Em março de 1968 iniciaram as atividades da Escola Evangélica da Paz (com uma turma de jardim de infância), pois as famílias da comunidade achavam importante ter uma escola para preparar seus filhos. Em agosto de 1969 foi fundada a ABEFI (Associação Beneficente Floresta Imperial), agregando assim, uma série de serviços sociais organizando-se de tal forma como sendo o braço social da Comunidade. Estatutariamente a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana Floresta Imperial – CEFI, é mantenedora dessa Associação – ABEFI, a qual de executa um trabalho de assistência social muito grande. Hoje o trabalho da ABEFI é reconhecido publicamente. Dentre tantos trabalhos executados pela ABEFI está a Ação Encontro, trabalho importante que teve seu início entre casebres pobres junto ao barranco de um arroio fortemente poluído. Em 1978 teve início o Lar Padilha que abriga crianças abandonadas e em situação de vulnerabilidade social e em situação de risco, retiradas do convívio familiar pelo juizado da Infância e Juventude. Este Lar localiza-se no interior da cidade de Taquara. O trabalho social sempre fez parte da história desta comunidade.
        Nossa comunidade foi fundada com muitas dificuldades e se mantem com o trabalho de seus membros. As dificuldades financeiras sempre fizeram parte desta comunidade, mas a vontade de crescer e ajudar ao próximo sempre foram presentes e fizeram com que o trabalho fosse levado adiante.
        Com ajuda dos pastores e pastoras, lideranças e membros desta comunidade escrevemos a nossa história, história esta que é motivo de orgulho e reconhecimento.

Veja mais aqui


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Não somos nós que podemos preservar a Igreja, também não o foram os nossos ancestrais e a nossa posteridade também não o será, mas foi, é e será aquele que diz: Eu estou convosco até o fim do mundo (Mateus 28.20).
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Consulta, primeiro, a palavra do Senhor.
2Crônicas 18.4
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br