Na manhã de 17 de outubro de 2004 os conciliares se reuniram com as/os participantes do Dia da Igreja que, provindo das comunidades da IECLB, foram se reunindo no Ginásio Municipal Celso Morbach, para celebrar o culto de encerramento do XXIV Concílio. Enquanto as caravanas afluíam ao recinto e se distribuíam pelas arquibancadas, já se fazia ouvir, a partir das 09 horas, o grande coral de aproximadamente 400 vozes, regido pelo Sr. Delmar Dickel.
Às 09:10h, o apresentador André Haar deu as boas-vindas à comunidade de aproximadamente 4 mil pessoas. Logo após, compareceu o Governador do Estado do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, acompanhado pelo representante do Ministro da Educação Tarso Genro, Prof. Ronaldo Teixeira da Rosa.
Seguiu-se a chamada e apresentação dos 18 Sínodos da IECLB, cujas delegações desfraldaram seus estandartes e eram acolhidas com palmas. Ato contínuo, foi projetado o vídeo institucional da IECLB, em diversos telões. Todas as manifestações verbais foram traduzidas por linguagem de sinais para surdos-mudos.
Às 09:35h, teve início um ato cívico, sendo que o apresentador convidou para o palco, além das autoridades já citadas, as seguintes pessoas: Pe. Aloísio Bohnen, Reitor da UNISINOS; Deputado Federal Ary José Vanazzi - Prefeito eleito de São Leopoldo; Deputado Federal Júlio Redecker; Pastor Presidente Dr. Walter Altmann; Pastor 1º Vice-Presidente Homero Severo Pinto; Pastor 2º Vice-Presidente Dr. Rolf Schünemann; Presidente do Concílio Dr. Darcy Laske; Presidente do Conselho da Igreja Sr. Luiz Artur Eichholz; Pastor Sinodal Enos Heidemann, representando no ato todos os demais Pastores Sinodais e a Pastora Sinodal presentes; Sr. Vilson Schoenell, Presidente da Comunidade Evangélica de São Leopoldo; Pastor Dr. Lothar Carlos Hoch, Reitor da Escola Superior de Teologia; Pastor Waldyr Hoffmann, Presidente do Conselho Diretor da Diaconia-Nordeste; o Conselheiro-Mor Peter Weigand, da Igreja Evangélica na Alemanha; o Conselheiro Wolfgang Döbrich, Pastor Dr. Jürgen Bergmann, Profª Adelheid Bueschl e Dr. Robert Glenk, todos/as da Igreja Evangélico-Luterana na Baviera; Pastor Juan Pedro Schaad, ex-presidente da Igreja Evangélica do Rio da Prata; Srª Ingrid Vad Nilsen, Bispa Laila Riksaasen Dahl, Pastor Erling Pettersen, Pastor Dr. Olav Fykse Tveit e Srª Estrid Hessellund, todos/as da Igreja da Noruega; Srª Gertrud Dorn, representante do Gustav-Adolf-Werk de Württemberg/Alemanha; Pastora Martina Helmer-Pham Xuan, Presidente da Obra Missionária Evangélico-Luterana na Baixa Saxônia e Vice-Presidente de Gustav-Adolf-Werk/Alemanha; Rev. Cássio Vieira, Igreja Presbiteriana Independente; Rev. Paulo Kerte Jung, Vice-Presidente da Igreja Evangélica Luterana do Brasil, e outras autoridades presentes.
O ato cívico teve início com o Hino Nacional, seguido por uma saudação de boas-vindas e agradecimentos pelo Pastor Presidente Dr. Walter Altmann. Fez uso da palavra, a seguir, o Prof. Ronaldo Teixeira da Rosa. Após palavras de saudação em nome do Ministro da Educação, Tarso Genro, ressaltou a força transformadora que teve a ênfase colocada por Lutero na educação popular, e frisou que a escola não-estatal tem muito a contribuir no sentido dos objetivos do FUNDEF-Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério. Expressou homenagem à Rede Sinodal, com destaque à Escola Superior de Teologia, entidade que obteve as melhores notas de avaliação dentre as similares (aplausos do plenário). Disse da importância da formação de consciência crítica e comunitária, através dos orçamentos das comunidades, suas instituições e seus serviços, sempre motivadas pelo caráter público da fé cristã, como concebida por Lutero. Observou que no mundo que gira ninguém está em cima e ninguém está embaixo e concluiu: “As comunidades luteranas continuem fazendo o mundo girar”. Seguiu-se o pronunciamento do Governador Germano Rigotto, que iniciou e terminou citando Lutero, sendo bastante aplaudido pelo plenário. O ato cívico foi encerrado às 10:15h com o canto do Hino Rio-grandense. As autoridades se retiraram do palco e do ginásio.
Culto festivo de encerramento do Concílio e abertura do Dia da Igreja
Seguiu-se o prelúdio para o culto. Entraram em procissão indo ao palco-altar o Presidente do Concílio e as pessoas celebrantes trazendo Bíblia, velas e elementos para a eucaristia, e conduzindo pela mão crianças, simbolizando a paz. O Pastor Márcio Trentini pronunciou palavras de saudação e acolhida a todas as pessoas presen-tes. O Presidente do Concílio, Prof. Darcy Laske, disse a todos que eram bem-vindos para este encontro com Deus e declarou oficialmente encerrados os trabalhos do XXIV Concílio, terminando com os votos: “Deus nos conduz na caminhada; ele esteja entre nós, hoje e sempre. Amém”.
Participaram da liturgia a Missionária Lúcia Helena Klug Roesel, o Pastor Júlio César Adam, o Pastor Presidente com a pregação sobre Efésios 4.3, a Diácona Sissi Georg, a Srª Vera Beatris Walber que anunciou a oferta para o trabalho com pessoas portadoras de deficiência, o Pastor Cássio Vieira e mais de 100 celebrantes que ajudaram na distribuição dos elementos da Santa Ceia em todo o recinto do ginásio. A liturgia foi desenvolvida, com cantos e leituras bíblicas, conforme o roteiro previamente distribuído aos/às participantes. As ofertas resultaram no valor de R$ 6.038,25.
Encerrado o culto eucarístico às 10h55min., a grande comunidade saiu em caminhada, em grupos, acompanhando os estandartes dos respectivos Sínodos, em direção ao Morro do Espelho