Zacarias 8.4-5 - Lançamento Lema do Ano - 2008

Prédica

02/03/2008


Leitura Bíblica Básica: Zacarias 8.4-5
Outras Leituras:
Autor: P. Elton Pothin
e-mail:
Origem: CEJ - Paróquia Martin Luther
Cidade: Joinville - SC
Data da pregação: 02/03/2008
Data Litúrgica: 4º Domingo da Quaresma

Prédica:
Prezada Comunidade cristã aqui reunida.

Hoje, em toda a IECLB, há o lançamento do tema do ano 'NO PODER DO ESPÍRITO, PROCLAMAMOS A RECONCILIAÇÃO'. Este tema é continuidade do tema de 2007, mas com um novo LEMA, de Zacarias 6.4,5: Velhinhos e velhinhas sentarão nas praças de Jerusalém e as praças ficarão cheias de meninos e meninas brincando.

Precisamos constatar, em primeiro lugar, se há necessidade de RECONCILIAÇÃO, é porque houve desentendimento, conflito, ruptura, pois o próprio termo RECONCILIAR significa: estabelecer a paz entre, tornar amigos (pessoas que se malquistaram), pôr de acordo... (Pequeno Dicionário da Língua Portuguesa, p. 1029).

E, quando olhamos para nosso relacionamento com Deus, logo constatamos que existe uma RUPTURA, um CONFLITO entre NÓS, seres humanos, e DEUS. Nos diz de forma clara Paulo em Romanos 3.23: Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus.

E a Bíblia nos mostra onde aconteceu a ruptura, o conflito: o ser humano traiu a confiança de Deus ao comer do fruto da árvore que estava no meio do jardim (Gênesis 3.1-7), quando havia a recomendação clara de Deus: Você pode comer as frutas de qualquer árvore do jardim, menos da árvore que dá o conhecimento do bem e do mal. Não coma a fruta dessa árvore; pois, no dia em que você a comer, certamente morrerá. (Gn 2.16,17) Por isso, o apóstolo Paulo escreve: porque o salário do pecado é a morte. (Rm 6.23)

Deus nos deu TUDO. Toda a terra sob o nosso domínio. Mas nós, seres humanos, não estávamos satisfeitos - quisemos ser iguais a Deus e, por isso, rompemos com Deus, desobedecemos, nos afastamos de Deus - e então entra na nossa vida a dor, o sofrimento, a morte.

A partir desta desobediência, Deus poderia ter virado as costas para nós, nos deixar, deixar que afundássemos em nossa própria ganância, egoísmo, pecado, em nossa própria desgraça.

No entanto, Deus não pensa nem age como nós pensamos e agimos: Eu é eu sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor: pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais (Jr 29.11).

Por isso, Deus nos oferece nova chance, nos oferece PERDÃO, RECONCILIAÇÃO ATRAVÉS DE JESUS CRISTO. Deveríamos ser nós a tomar a iniciativa e buscar a reconciliação, pedir perdão a Deus. Mas o que acontece é o contrário: DEUS É QUE TOMA A INICIATIVA:

Romanos 3.23,24: Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus. Mas, pela sua graça e sem exigir nada, Deus aceita todos por meio de Cristo Jesus, que os salva. E 2 Coríntios 5.18 diz: tudo isso é feito por Deus, o qual, por meio de Cristo, nos transforma de inimigos em amigos dele. (veja também Colossenses 1.20-22)

O que cabe a nós fazer? NADA. Basta somente ACEITAR esta oferta de Deus pela FÉ: Deus ofereceu Cristo como sacrifício para que, pela sua morte na cruz, Cristo se tornasse o meio de as pessoas receberem o perdão dos seus pecados, PELA FÉ NELE. (Rm 3.25)

E este estar reconciliado com Deus nos move de encontro ao próximo, nos move a colocar sinais do Reino - nos leva a colocar sinais de PAZ, de AMOR, de PERDÃO.

A partir da reconciliação que temos com Deus por meio de Jesus, nós anunciamos e proclamamos um novo tempo onde não haverá mais VIOLÊNCIA, MEDO. É isto que sugere o LEMA do ano, de Zacarias 6.4,5: Velhinhos e velhinhas sentarão nas praças de Jerusalém e as praças ficarão cheias de meninos e meninas brincando.

Observemos o cartaz. No cartaz, há pessoas sorrindo. Estão brincando, descansando, andando - e todas têm uma característica comum: estão TRANQÜILAS. Não há medo nem preocupação.

E é desta esperança que também fala o texto bíblico de Miquéias, que ouvimos na leitura bíblica: as nações converterão ESPADAS E LANÇAS em RELHAS, ARADOS E PODADEIRAS, ou seja, instrumentos de guerra serão transformados em instrumentos de trabalho - e as nações não irão mais lutar uma contra a outra, e mais ainda: NÃO APRENDERÃO MAIS A GUERRA - o que a gente não aprende não sabe fazer.

Por isso, cada um poderá sentar-se debaixo de videira e debaixo da figueira - as crianças e os idosos poderão estar nas praças tranqüilos - a imagem de sentar-se embaixo da figueira e da videira significa viver em TRANQUILIDADE, PAZ E SEGURANÇA. É o que também sugere o lema de Zacarias 6 e o cartaz do lema da nossa igreja deste ano.

Nós sabemos que jamais iremos alcançar este ideal colocado pela Sagrada Escritura - isto somente será possível no Reino de Deus. Mas devemos colocar sinais, construir espaços, proclamar e viver a paz, proclamar a Palavra de Deus para que todos se convertam e venham a crer e viver de acordo com a vontade de Deus. Então a vida na terra com certeza será melhor.

O que Deus quer de nós? Lemos em Miquéias 5.8: ELE TE DACLAROU, Ó HOMEM, O QUE É BOM E O QUE É QUE O SENHOR PEDE DE TI: QUE PRATIQUES A JUSTIÇA, E AMES A MISERICÓRDIA, E ANDES HUMILDEMENTE COM O TEU DEUS. Que assim possamos crer e viver .

Amém.

 


Autor(a): Elton Pothin
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense / Paróquia: Joinville - Martin Luther
Natureza do Domingo: Quaresma
Perfil do Domingo: 4º Domingo na Quaresma
Testamento: Antigo / Livro: Zacarias / Capitulo: 8 / Versículo Inicial: 4 / Versículo Final: 5
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 8828
REDE DE RECURSOS
+
O amor ao próximo não olha para o que é próprio. Também não olha se a obra é grande ou pequena, mas considera apenas a sua utilidade e a necessidade para o próximo ou para a Comunidade.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br