“AS MELHORES COISAS DA VIDA NÃO SÃO COISAS”
Aconteceu neste feriadão de Carnaval o XXVIII RETIRO SETORIAL DA JE DO SETOR LESTE. O mesmo foi realizado em Gaúcha do Norte e contou com a presença de jovens vindos das Paróquias de Água Boa, Querência, Vila Rica, Leste Matogrossense, Canarana e a local, Gaúcha do Norte. Apesar das estradas para acesso a Gaúcha serem ainda de chão, isso não impediu que 120 jovens viessem ao local, o que foi mais uma vez motivo de alegria e motivação para todos.
Estiveram conosco também Pa. Gizele de Canarana, Pa. Evelyne de Primavera do Leste, P. Maicon de Vila Rica, P. André de Querência e o P. Elisandro, vice-Pastor Sinodal e Pastor em Tangará da Serra.
O tema do retiro é o texto citado acima “as melhores coisas da vida não são coisas”. Sob esse tema os jovens puderam relembrar o que significam o amor, o respeito, a comunhão, a confiança, a amizade, os namoros, e tudo aquilo que tem haver com relacionamento humano. Como mencionado pela Pa Evelyne em sua palestra aos jovens, “Deus é um ser totalmente relacional”, como nós seríamos diferente disso? Nós necessitamos estar junto, conviver, compartilhar, necessitamos de carinho, de cuidado, de afetividade, somos sim imagem de Deus e se ele é relacional, como nós não seríamos!!!!
Entre os destaques do retiro estão:
OS RECADINHOS DO CORAÇÃO – elaboramos uma caixa onde jovens puderam escrever recados uns para os outros e que foram lidos nos intervalos das atividades. Esses recados fizeram surgir muitos risos, algumas lágrimas de emoção e contagiaram o ambiente com muito carinho e amor.
VÍDEOS SOBRE O TEMA – o grupo teve a tarefa de elaborar pequenos vídeos que refletissem o tema do retiro. O resultado foi surpreendente.
O encontro foi marcado pela comunhão, pela alegria e pelo respeito. As melhores coisas da vida foram vividas durante esses três a quatro dias de retiro. Assim como dizia no texto da pregação (Mc 9.2-9) onde Pedro, Tiago e João foram com Jesus e se retiraram para um monte alto e ali presenciaram a transfiguração de Jesus, assim nós estávamos no retiro. Pedro ainda disse a Jesus: “Mestre como é bom estarmos aqui!”, pois bem, como é bom poder viver esses retiros, como é bom se retirar para um local aonde vamos ao encontro da Palavra da Deus, da sua vontade e da vivência intensa com o outro.
Pa. Daiane Mariléia Baade
Gaúcha do Norte - MT