XX Congrenage e VI Festart

20/08/2010

1 | 1
Ampliar

Nos dias 18 a 22 de julho de 2010, na cidade de Maripá – PR, os/as jovens do Sínodo Sul-Rio-Grandense participaram de mais um Congresso Nacional da Juventude Evangélica (CONGRENAJE). Durante estes dias, os/as 800 participantes refletiram sobre o tema do CONGRENAJE: “Jovem, pelo que bate o teu coração?” É importante poder ouvir que o/a jovem em nossa IECLB coloca sua fé como algo que o/a impulsione. Que a sua identidade eclesiástica ajuda em suas escolhas e jeitos de sonhar a vida.

O lema bíblico que permeou as reflexões foi: “Porque as pessoas veem as aparências, mas eu vejo o coração (1Samuel 16.7b).” Com este lema, resgatamos a nossa confessionalidade luterana, de forma que para o nosso amado Deus importa o que está em nosso coração, o que move a nossa vida e, não, o que aparentamos ser, remetendo através deste texto à nossa verdade evangélica de que somos justificados diante de Deus pela nossa fé. Essa mensagem bíblica resgata o/a jovem de tantas dúvidas, de tantas atitudes simplórias e mesquinhas diante da vida pressionada em que vivem diante do imediatismo, do consumo, do status, de padrões aprisionantes de beleza.

Neste CONGRENAJE pudemos viver a fantástica experiência da inclusão, ao refletirmos a acessibilidade às pessoas com deficiência, bem como o exercício da inclusão, pois durante todo o encontro houve tradução para a Lingua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e a distribuição de materiais em Braile, uma vez que contamos com a participação de jovens com deficiência auditiva e visual.

O nosso CONGRENAJE foi riquíssimo, pois propiciar um resgate juvenil num mundo e num tempo regido pelas aparências é FANTÁSTICO. Aqui lembramos do livro infantil O Pequeno Príncipe – Saint Exupéry, que com tanta simplicidade trata de tantos assuntos e que tem como fio vermelho a mensagem: o essencial é invisível aos olhos.

Tivemos também a Noite do Grito da JE, uma noite em que os/as jovens mostram exercem a sua participação dentro da sociedade. Nessa noite ocorre um momento importante no congresso, pois a turma se prepara com a mesma camiseta e com as faces pintadas para marcar a sua presença na cidade que acontece o CONGRENAJE. Fizemos isso com uma linda caminhada pelas ruas de Maripá, cantando, orando e respondendo: “pelo que o coração da JE na IECLB bate?” Bate por justiça, paz, solidariedade, inclusão, diversidade, diálogo, amizade, vida em comunhão, enfim, pela Boa Nova que vem de Jesus Cristo.

Nós imensamente gratos/as a Deus pela oportunidade de viver e conviver como Jovens da IECLB em mais um CONGRENAJE e, também, ao Sínodo Sul-Rio-Grandense, Paróquias, Comunidades e Ministros/as que apoiaram a nossa ida e a nossa presença em mais um CONGRENAJE.

Valeu e aguardamos ansiosos/as pelo 21º CONGRENAJE e 7º FEST’ART!!!

Pa Adriana Weege e Pa Gabrielly R. Allende
 

COMUNICAÇÃO
+
ECUMENE
+
Deus governa com a sua Palavra santa os corações e as consciências e as santifica e lhes dá a bem-aventurança.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br