No extremo oeste do Sínodo Sul-Rio-Grandense, na Comunidade São João - Vila Silva, Canguçu, às margens da BR 392 - Km 133, em tempo de um movimentado transporte de produção de soja para o porto de Rio Grande, reuniram-se, nos dias 20 e 21 de abril, 140 jovens, vindos do norte e do sul de nosso sínodo. Os de mais longe viajaram aproximadamente 300 km.
O clima foi de muita união, reflexão e descontração. A maioria dos jovens alojou-se em barracas, outros dormiram na igreja e no salão. As nove comunidades da Paróquia Ascensão Canguçu e Piratini esforçaram-se em acolher bem. Desde à ornamentação do salão bem como o cuidado com o preparo dos alimentos para as várias refeições, foi grande a preocupação, para que tudo funcionasse muito bem.
Após a acolhida pelo pastor orientador da JE Sinodal, P. Adair L. Dockhorn e o Coordenador Sinodal da JE, Demaicon S. Peter, saudaram os jovens a pastora local Roseli R. Buchmayer, pastor sinodal Dietmar Teske, pastor vice orientador da JE Sinodal Fábio Steinert e a vice coordenadora da JE Paroquial Bruna Pureza. Um grupo de adolescentes da comunidade anfitriã, sob a coordenação de Janete Franz introduziu o tema com uma dança litúrgica.
Em seguida coube a palavra ao palestrante convidado, P. Valdemar Schultz. Este conduziu com muita habilidade o tema: ´Deus te chama – Comunidade Jovem – Igreja Viva – Ser, Testemunhar, Participar – Eu vivo Comunidade´. A grande maioria viu-se envolvida na forma como o palestrante conduziu o tema: palestra, dinâmicas, cantos, vídeos brincadeiras. Inicialmente o pastor citou Mateus 7.24: “Jesus Cristo diz: Todo aquele que ouve as minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha.”
A seguir fez uma relação entre os temas e lemas dos anos de 2012 e 2013, dizendo que em 2012: “o foco não deveria ser apenas o jovem, mas todo um contexto do jovem, hoje, comunidade e igreja pela ótica dos jovens.” Já em 2013 o tema tem como foco: “a comunidade como espaço de acolhimento e fortalecimento do testemunho da fé cristã na sociedade. Viver em comunidade inclui pessoas de diferentes faixas etárias, origem familiar e social.” O P. Valdemar afirmou que: “Os dois temas juntos, tem como centro a valorização de uma igreja viva e o compromisso profético diante dos desafios de nosso mundo atual.”
O palestrante convidado desenvolveu o tema “Deus Te Chama” sob os seguintes pontos: 1. Ser jovem, juventude e vida jovem hoje; - 2. Testemunhos de fé de jovens na Bíblia; - 3. Jovens vivem comunidade em uma Igreja viva. Os jovens foram desafiados a falarem sobre o jovem dos anos 80 e de agora. Fizeram isto através de desenhos em papel ofício. Os desenhos foram fotografados e projetados no telão. Sobressaiu nos desenhos jovens de hoje cada vez mais modernos com as tecnologias que o mercado oferece: fone de ouvidos, Ipod, etc. Já no passado os jovens se contentavam com radio à pilha. O vestuário também teve significativas mudanças.
No domingo pela manhã os jovens fizeram encenações também fotografadas para projeção, posterior, lembrando os jovens da Bíblia: José (Gn 41), Samuel (1Sm 1-16), Ester (Et 8-9), Daniel (Dn 2-3), João Marcos (At 12, 13 e 15) e Timóteo (At 16).
Distribuídos em vários grupos, os jovens receberam uma das letras da frase ´DEUS TE CHAMA´, com a tarefa de criar uma palavra a partir da letra recebida pelo grupo. E das letras surgiu um acróstico:
Diversidade, PrEsença, União, Ser
ComparTilhar, JuvEntude
RelaCionamento, TestemunHo, EsperAnça, HuMildade, CorAgem
A mensagem central foi de que jovens precisam ser praticantes da Palavra e não apenas ouvintes. É preciso coragem e discernimento diante das ofertas do mundo. O palestrante mostrou vários textos da Bíblia onde pessoas bastante jovens foram chamadas por Deus a assumirem um compromisso, o que levou outras pessoas a seguirem o caminho de Deus e dar bons exemplos de vida e união.
No encerramento do XV Dia Sinodal da JE trouxeram a sua saudação a vice-pastora sinodal Roili Borchardt, a presidente da Diretoria do Conselho Sinodal Sra. Islair Radtke. O coordenador Demaicon S. Peter agradeceu à assessoria do P. Valdemar Schultz, à Comunidade São João, à Paróquia Ascensão pela ótima acolhida, local e alimentação, durante o evento, bem como aos/às integrantes da Coordenação Sinodal da JE, os/as jovens: - Giales Otto, Juliano Coimbra, Fernanda Jeske, Hermann Rutz e Quelen Pieper.
Confira a seguir as várias imagens do evento!
Divulgação: Adair Leomar Dockhorn
Pastor Orientador da JE do Sínodo Sul-Rio-Grandense