Vou, mas voltarei

28/05/2014

Nesta quinta-feira, dia 29 de maio, estamos mais uma vez vivendo o dia da Ascensão de Jesus. Ascensão é um dos dados fundantes da igreja cristã. O fato que aconteceu quarenta dias após a ressurreição de Jesus e dez dias antes de Pentecostes, relatado na Bíblia e assim confessado pela igreja cristã Subiu ao céu e está sentado à direita de Deus Pai, Todo-Poderoso.

A palavra Ascensão significa subida. Ela nos recorda que, depois da sua morte e ressurreição, Jesus voltou ao céu, para junto do Pai. Ascensão não é a ausência, pois quando Jesus subiu ao céu, ele não deixou o mundo. Jesus não está preso no céu, distante de nós, Jesus está entre nós, não fisicamente, mas por meio da Palavra, por meio dos Sacramentos - Batismo e Santa Ceia - nos dando o perdão de nossos pecados, nos orientando nos caminhos de nosso Deus. Está ali, onde dois ou três estão reunidos em seu nome. Ele ocultou sua presença visível na terra, mas no fim dos tempos, ele voltará visível e todos o verão ( At 1.11).

A Ascensão não quer manter nossos olhos fixos no céu, mas nos chama a vivência da fé em família, na comunidade e na sociedade. Ascensão é uma despedida. Mas Jesus não deixa apenas lembranças. Deixa a promessa do Espírito e uma tarefa: assumir o testemunho (Atos 1.8). Ascensão de Cristo nos chama a olharmos a nossa volta. Nos chama à comunhão, a construir vias de comunhão. Convida-nos a não fugirmos do mundo, mas a sermos sal e luz no mundo. Lembra-nos que o lugar de testemunhar é aqui na terra, no lugar onde se vive, no meio do povo, em meio às dificuldades, às dores e tentações da vida. Nesta caminhada contamos com o Espírito Santo, que nos foi dado para possibilitar o testemunho.

Com a ascensão temos a certeza do cumprimento da promessa de Jesus: E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século. (Mateus 28.20) Ascensão é uma despedida com certeza de reencontro. Aquele que foi elevado, um dia voltará.
 


Autor(a): Cristiane Rubert
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense
Testamento: Novo / Livro: Atos / Capitulo: 1 / Versículo Inicial: 8 / Versículo Final: 11
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 28163
REDE DE RECURSOS
+
Nenhum pecado merece maior castigo do que o que cometemos contra as crianças, quando não as educamos.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br