Você conhece Deus?

17/09/2004

Você conhece Deus?

Pa. Andrea Luisa Mühlhäusser *

Dois conhecidos se encontram, inesperadamente, num vilarejo do interior de São Paulo. Um deles caminha pensativo pela rua, até que o outro o aborda. Cumprimentam-se como bons amigos que haviam se perdido de vista. Depois das perguntas que, costumeiramente, se faz numa situação assim, o colega pensativo pergunta:

» Você conhece Deus? Quem afinal é Deus, diga-me?

- Deus é o que é. Não pode ser preso a descrições. As palavras limitam. Deus rompe qualquer -a nós - imaginável barreira!

» Hm... hm... uma resposta pouco clara essa a sua e exagerada. Como sempre quando se fala de Deus, não se diz nada com nada. Isso não me ajuda!

- O que lhe faz ficar pensativo assim? Por que você me faz essa pergunta?

» Esse atentado na Tchetchenia, HORRÍVEL!! Centenas de pessoas são mortas numa explosão. Muitas crianças havia entre elas, todas presas numa escola, sem poder comer e beber, durante três dia, são simplesmente mandadas aos ares,!! Isso que você acabou de dizer sobre Deus, que rompe todas as barreiras... naTchethenia, pelo jeito, Deus não achou necessário romper as paredes da escola para libertar toda aquela gente!

- Quer dizer que você acha que Deus é culpado por essas mortes?... Quem sabe, também acha que, no fim das contas, Deus é o culpado por todas as desgraças no mundo.

» É isso mesmo!!

- Quem sabe, também acha que nada ou quase nada SE faz pra melhorar a situação, mas muito se diz o que deveria ser feito.

» Exatamente! E não é assim!? O que o Deus que você acabou de me descrever faria para evitar a barbárie que aconteceu na Tchetchenia? Nada, todo o falatório sobre Deus é vazio! Com estes atentados, assaltos, seqüestros, guerras, enfim, a criminalidade no mundo todo, a gente não tem nem mais coragem de por o pé fora de casa!!

- Eu falei que Deus não pode ser limitado a palavras. Porém, num aspecto em especial, sinto, como Deus age, em minha vida: Ele liberta do medo. Pra mim Deus é o Senhor do medo. Enquanto nós pessoas humanas somos escravas do medo. Nós até podemos tentar de tudo para não nos deixar dominar pelo medo, mas sem Deus não tem jeito. Quem sabe, nós queiramos até nos enganar, bradando em alta voz pior aí o quão corajosos e destemidos somos, mas isso tudo não passa de ilusão. O único jeito de nos livrar - do medo, da arrogância, da inveja, do ódio, do desamparo, da falta de esperança, isto é, de sentimentos que fazem parte da natureza humana e que nos escravizam, é jogar isso tudo sobre Deus. Somente a Ele precisamos temer. Quem sabe, com todo o nosso medo imaginemos: Nossa, se eu jogar todas os meus medos e angústias sobre Deus, Ele não vai dar conta!!... Deus agüenta nossa maior angústia, culpa ou desespero. Isso Jesus mostrou ao vencer a morte na cruz. É bem por isso que estou dizendo que Deus não pode ser limitado a nossa lógica humana: imagina Deus se submeter à morte na cruz só pra nos mostrar que nem mesmo a morte lhe é estranha, pra revelar que não existe nada que Deus não agüenta e não dê conta, porque Deus é senhor até sobre a morte, assim como é senhor sobre o medo!! E, finalmente, o fenomenal é que Deus, como senhor sobre todas essas coisas que nos fazem mal e impedem que sejamos felizes, deixa-nos leves e faz-nos sentir sua imensa bondade e compaixão ... O medo vai embora e ficamos livres para ter fé na vida.

» Loucura, agora você pirou de vez!! Se isso não é exagero, eu sou rei!!

- Você falou bem, você e eu, cada um, cada uma de nós seres humanos somos tudo o que Deus tem de mais próximo e precioso. Numa história que Jesus conta, ele fala do enorme cuidado que Deus tem por nós. Eu vou lhe contar... Lucas 10. 25-37

25 Um mestre da Lei se levantou e, querendo encontrar alguma prova contra Jesus, perguntou: -Mestre, o que devo fazer para conseguir a vida eterna?

26 Jesus respondeu: -O que é que as Escrituras Sagradas dizem a respeito disso? E como é que você entende o que elas dizem?

27 O homem respondeu: -Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma, com todas as forças e com toda a mente. E ame o seu próximo como você ama a você mesmo.

28 -A sua resposta está certa! -disse Jesus. -Faça isso e você viverá.

29 Porém o mestre da Lei, querendo se desculpar, perguntou: -Mas quem é o meu próximo?

30 Jesus respondeu assim: -Um homem estava descendo de Jerusalém para Jericó. No caminho alguns ladrões o assaltaram, tiraram a sua roupa, bateram nele e o deixaram quase morto.

31 Acontece que um sacerdote estava descendo por aquele mesmo caminho. Quando viu o homem, tratou de passar pelo outro lado da estrada.

32 Também um levita passou por ali. Olhou e também foi embora pelo outro lado da estrada.

33 Mas um samaritano que estava viajando por aquele caminho chegou até ali. Quando viu o homem, ficou com muita pena dele.

34 Então chegou perto dele, limpou os seus ferimentos com azeite e vinho e em seguida os enfaixou. Depois disso, o samaritano colocou-o no seu próprio animal e o levou para uma pensão, onde cuidou dele.

35 No dia seguinte, entregou duas moedas de prata ao dono da pensão, dizendo: -Tome conta dele. Quando eu passar por aqui na volta, pagarei o que você gastar a mais com ele.

36 Então Jesus perguntou ao mestre da Lei: -Na sua opinião, qual desses três foi o próximo do homem assaltado?

37 -Aquele que o socorreu! -respondeu o mestre da Lei. E Jesus disse: -Pois vá e faça a mesma coisa.

... Alguém que se volta para mim de maneira gratuita, sem preconceitos nem segundas intenções, frente a ele não preciso me auto-afirmar , nem defender, dele não preciso ter medo. Bom, e se eu dou adiante a atenção/o respeito/o amor - seja qual for o nome que você dá para a gratuidade recebida - de que jeito o ódio, que é o responsável por essas atitudes aterrorizantes, pode surgir no coração da outra pessoa? Dar amor é algo ativo, e só pode acontecer no contato, na relação com a outra pessoa/ a outra vida. O medo e, em conseqüência o ódio, são os culpados por todas essas desgraças. O amor e a paz, que tanto desejamos, nunca resultarão da passividade do falar, ou ouvir, porém, somente da atitude ativa de nosso cuidado à vida, guiada pelo amor e pelo respeito à vida. 1. João 4. 12-17


12 Nunca ninguém viu Deus. Se nos amamos uns aos outros, Deus vive unido conosco, e o seu amor enche completamente o nosso coração.

13 A razão por que podemos ter a certeza de que vivemos unidos com Deus e de que ele vive unido conosco é esta: ele nos deu o seu Espírito.

14 E nós vimos e anunciamos aos outros que o Pai enviou o Filho para ser o Salvador do mundo.

15 Todo aquele que afirma que Jesus é o Filho de Deus, Deus vive unido com ele, e ele vive unido com Deus.

16 E nós mesmos conhecemos o amor que Deus tem por nós e cremos nesse amor. Deus é amor. Aquele que vive no amor vive unido com Deus, e Deus vive unido com ele.

17 Assim o amor em nós é totalmente verdadeiro para que tenhamos coragem no Dia do Juízo, porque a nossa vida neste mundo é como a vida de Cristo.

18 No amor não há medo;
Jesus Cristo disse: Eu digo isso para que, por estarem unidos comigo, vocês tenham paz. No mundo vocês vão sofrer; mas tenham coragem. Eu venci o mundo. João 16.33

Amém!


Autor(a): Andrea Luisa Mühlhäusser
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 21650
REDE DE RECURSOS
+
Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria nem o forte na sua força nem o rico nas suas riquezas, mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que Eu sou o Senhor e faço misericórdia.
Jeremias 9.23-24
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br