Uma visita nos permite apoximar-nos apenas um pouquinho da vida do outro, da outra. Mesmo assim, ela pode proporcionar partilha de afeto, troca de saberes e de experiências, diálogo, alegria... Num final de tarde de dezembro, com essa pré-disposição, um pequeno grupo representante da Associação de Moradores do Bairro Jardim do Cedro e do Ponto de Pregação da Comunidade Evangélica em Lajeado naquele bairro, juntamente com a obreira, pela equipe pastoral da Comunidade, visitou a Aldeia Kaingang que está localizada entre o Bairro Jardim do Cedro/Lajeado e o município de Cruzeiro do Sul.
Segundo nos informou o vice-cacique, responsável pela aldeia naquele momento, 14 famílias estão morando no local cedido pela Prefeitura de Lajeado. Uma agente de saúde, moradora da aldeia, atende o grupo. As crianças estudam em escola no Bairro Florestal, em Lajeado. O sustento das e dos moradores da Aldeia provém da fabricação e venda de artesanato e do trabalho em fábrica.
Conversamos bastante com as crianças e com as pessoas adultas. Propusemos recontar a história do Natal de Jesus com a participação das crianças. Aceito o convite, cada qual recebeu uma figura do presépio; à medida que a história ia sendo narrada, as figuras iam se integrando ao presépio e se “movimentando”.
Cantamos canções de Natal com acompanhamento musical e gestos. Perguntamos as crianças se elas também gostariam de cantar algo para nós. Recebemos, então, de presente uma linda canção em kaingang.
O “Papai Noel”, que nos acompanhava da parte da Associação de Moradores, entregou às crianças um pacotinho de doces. Muitas crianças quiseram posar para foto.
Agradecemos muito a acolhida da parte de todos e o presente que recebemos das crianças!
Texto: Pa. Scheila dos Santos Dreher
Fotos: Scheila dos Santos Dreher e Eláide Eckhardt