Numa tarde chuvosa e fria do inverno de Joinville/SC , 40 crianças e adolescentes se reuniram para uma tarde cheia de música, sons, novos amigos e, acima de tudo, louvor a Deus no VII Encontro de Coros infanto-juvenis organizado pelo Conselho de Música – Núcleo Joinville. Deste encontro, realizado no dia 29 de junho, participaram crianças e adolescentes do coros infanto-juvenis de suas paróquias, bem como crianças do culto infantil que foram convidadas para experimentar um pouco do trabalho de coro. Os participantes foram conduzidos pelas regentes Beatriz Rieck (Paróquia São Mateus), Karla Huch ( Paróquia Apóstolos), Mariane Huch ( Paróquia Bom Jesus) e Vivian Voos Tavares (Paróquia Unida em Cristo).
As crianças foram acolhidas com uma mensagem preparada pela regente Beatriz Rieck, que encantou os participantes com um teatro no qual todos puderam lembrar que Jesus é a fonte de água viva, capaz de saciar nossa sede espiritual (Ap 22:17). Como o Joãozinho (na história estava num culto no qual o Pastor falava por quase duas horas) que sentia muita sede e por fim acabou subindo ao altar para beber do copo do próprio Pastor, os participantes puderam vivenciar momentos de entregar-se ao amor de Deus cantando e louvando a Ele. As crianças puderam notar também que orando, lendo a palavra de Deus- a Bíblia e participando da vida de comunidade, é possível encontrar a água que mata a nossa sede, basta que aceitemos seu convite de beber gratuitamente da sua água!
Depois dessas palavras especiais foi o momento de fazer música. A regente Karla Huch explicou o processo de respiração mais adequado ao canto, de maneira lúdica, utilizando balões que representavam o diafragma. Ela também coordenou o momento de aquecimento das vozes, preparando os pequenos para cantar.
Com as vozes aquecidas era hora de mexer o corpo. A regente Vivian Voos Tavares realizou um trabalho com a percussão corporal. Cada criança teve a oportunidade de se expressar com o corpo, criando e reproduzindo sons. Foram momentos de atenção e desenvolvimento da escuta, tão importantes quando o assunto é cantar, e cantar em conjunto. Neste momento o grupo aprendeu o cânone Epoitataiê, uma canção indígena. Após este momento a regente Beatriz Rieck trabalhou uma das canções da tarde, Halleluya de Autor Desconhecido – Caribe – HPD2 nr 353, que foi acompanhada com percussão corporal.
Após um delicioso lanche preparado pelo Conselho de Música, foi o momento de ensaiar as outras canções do repertório. A regente Karla Huch ensaiou a música O Amanhecer de Rodolfo Gaede Neto, a regente Mariane Huch trabalhou a música A Boa Colheita de Edson Ponick – HPD2 nr 490 e a regente Vivian Tavares ensaiou a música Aquarela de Amor de Vivian Tavares e Rafael Tavares. Foram momentos de muito aprendizado para as crianças, que soltaram a voz para entoar as canções, além de mexer o corpo, acompanhando as músicas com sons de corpo. Ao final, o grupo cantou as músicas aprendidas em uma apresentação para os pais, que puderam ouvir um pouco de que foi realizado durante a tarde com seus filhos.
Ao encerrar o programa foi possível perceber o quanto é valioso o trabalho realizado com os pequenos, que desde cedo passam a interagir na comunidade cantando e fazendo música. Este trabalho deve ser fortalecido e incentivado em todas as comunidades , ensinando nossas crianças o caminho em que devem andar (Pv 22:6).