Vídeos e Livros
Vídeos
KOLYA — UMA LIÇÃO DE AMOR
Elenco: Zdenek Sverak, Andrej Chalimon, Libuse Safrankova
Diretor: Jan Sverak
República Tcheca, 1996
Demitido de uma importante orquestra da República Tcheca, o violinista Frantisek Louka ganha a vida tocando em funerais no crematório de sua cidade. Seu sonho é comprar um carro e fazer uma bela viagem, mas ele não tem dinheiro algum. A sorte parece sorrir para ele quando decide casar com a prima de um dos coveiros, apenas para que a mulher possa obter a cidadania tcheca. Louka recebe uma ótima quantia em dinheiro, sem nenhuma obrigação... a não ser cuidar do filho de sua nova mulher, que resolve desaparecer de uma hora para outra, deixando a criança para trás. O nome do menino é Kolya, uma criança carinhosa e cheia de vida, que está prestes a transformar, para sempre, a vida do rabugento Louka.
COBAIAS
Elenco: Alfre Woodard, Laurence Fishburne, Craig Scheffer
Diretor: Joseph Sargent
EUA, 1997
No sul dos Estados Unidos, em 1932, a sífilis havia se tornado uma epidemia entre as comunidades afro-americanas. Preocupados com a rapidez em que a doença se espalhava pela região, o governo decidiu criar um programa de tratamento no único hospital negro da localidade. Infelizmente, o tratamento acaba perdendo seu apoio financeiro e é encerrado. Um grupo de doutores cria então um novo programa médico, mas que apenas finge estar tratando da doença. Na verdade, eles estão realizando um estudo sobre o efeito da sífilis em homens negros, para comprovar se eles são biologicamente iguais ou diferentes dos brancos. Durante anos, 600 homens foram submetidos a essa humilhação, iludidos com uma cura que nunca chegaria... até o dia em que, finalmente, alguém resolveu revelar toda a verdade.
DOZE HOMENS E UMA SENTENÇA
Elenco: Jack Lemmon, George C. Scott, Armin Mueller-Stahl
Diretor: Willian Friedkin
EUA, 1997
Doze homens são convocados para formar o júri de um caso de assassinato. Um jovem é acusado de apunhalar mortalmente o próprio pai. Para a promotoria, este é um caso cujo resultado deve ser definido rapidamente. Quando chega o momento de decidir o destino do rapaz, as diversas personalidades dos jurados começam a se manifestar. Todos os detalhes são curiosamente revisados. A tensão aumenta a cada momento... e o impasse para chegar a um veredito unânime continua. Os doze jurados precisam deixar de lado seus preconceitos, medos e hipocrisia para chegar a uma difícil decisão: libertar o acusado ou condená-lo à morte.
O QUARTO PODER
Elenco: Dustin Hoffman, John Travolta, Alan Alda
Direção: Costa Gavras
EUA, 1998
Max Brackett já fora o mais popular repórter da TV americana, mas agora vive no ostracismo. Ao entrevistar a diretora de um museu, ele se depara com a história que pode mudar o rumo de sua carreira. Dentro do museu, o ex-segurança Sam Baily exige seu emprego de volta. Armado até os dentes, ele dispara acidentalmente um tiro e, a partir daí, sua situação fica ainda mais complicada. Desesperado, Sam acaba fazendo a diretora do museu e um grupo de crianças como reféns. Um erro fatal que oferece ao repórter a oportunidade de mostrar ao mundo que ainda está em forma. Afinal de contas, ninguém sabe criar e conduzir uma notícia como Max Brackett.
AMISTAD
Elenco: Morgan Freeman, Anthony Hopkins, Djimon Hounsou
Direção: Steven Spielberg
EUA, 1998
Baseado numa história real, o filme conta a incrível viagem de escravos africanos que se apoderam do navio em que estavam aprisionados e tentam retornar à sua terra natal. Quando o navio, La Amistad, é capturado, os cativos são levados aos Estados Unidos, acusados de assassinato e aguardam sua sentença na prisão. Inicia então uma contundente batalha, que chama a atenção de todo o país, questionando a própria finalidade do sistema judicial americano. Mas para aqueles homens e mulheres sob julgamento, é uma luta pelo direito do ser humano: a liberdade.
Livros
CIDADANIA — Faça a sua parte. De Clóvis H. Lindner, Coleção Sintonia Jovem, Editora Sinodal, 1999, 114 páginas
Dentro da proposta da Coleção Sintonia Jovem de dar orientação, oferecer informação, provocar reflexão e estimular a sintonia com a vida, este livro de Clóvis H. Lindner aborda questões como política, preconceitos, comunicação, profissão, consumismo, vícios e sentido da vida.
Não devemos sentar, cruzar os braços e ¨chorar as pitangas¨. Precisamos arregaçar as mangas e participar da construção de uma sociedade mais justa e solidária e tentar concretizar os sonhos. Isso é muito importante para os jovens, pois encontram-se na encruzilhada da vida, no momento de embarcar na montanha-russa da vida adulta, e para isso precisam de toda a sua coragem. E de encorajamento também. E é isso que este livro quer oferecer: encorajamento.
O SAPO E O PORCO-ESPINHO. De Rubem Alves, ilustrações de Marco Cena, Editora Sinodal, 1997, 28 páginas
Trata-se de um livro para adultos e crianças. Fala de amor e raiva, de beleza e feiúra, de como o riso pode ser um santo remédio para curar as doenças da raiva. O texto magistral de Rubem Alves somado às encantadoras e expressivas ilustrações de Marco Cena dão beleza e profundidade a esta obra.
UM DEUS PARA 2000 — contra o medo e a favor da felicidade. De Juan Arias, com poemas de Roseana Murray, Editora Vozes, 1999, 160 páginas
Leonardo Boff diz: ¨Eis um livro que nos ajuda a fazer a travessia rumo ao novo milênio e a nos situar bem dentro de suas melhores promessas¨.
Este livro convence-nos de que de fato está em curso uma poderosa experiência de um Deus amigo, libertador de todos os medos, enamorado de cada ser, capaz de compaixão e de inclusão de todas as pessoas.
O estilo do autor é elegante e fluente. Nota-se muita leitura, uma cuidadosa observação da realidade e uma rigorosa reflexão. Perpassa uma teologia fina, ecumênica, aberta, revelada nas muitas tradições espirituais da humanidade.
Voltar para o índice do Anuário Evangélico 2000