Viajar no Natal

Artigo

24/12/2009


Muitas pessoas de Mato Grosso viajam neste mes de dezembro. Visitar pais e filhos está na agenda de muita gente. É uma época de encontros. Saudade e desejo de rever pessoas queridas mobiliza seres humanos.

Quem viaja no dia do Natal, certamente, encontra trânsito mais tranqüilo. A maioria da população viaja antes ou depois do Natal. Em minhas viagens, de carro, de barco, de ônibus ou de avião nunca enfrentei problemas com o trânsito, no dia de Natal.

O Natal lembra uma viagem de um casal de seres humanos. Maria e José viajaram, nestes dias, da Galiléia para a Judéia. Obedecendo à ordem do Imperador Romano, viajaram para fazer o registro de seu nome, em Belém, para a contagem da população. Foram muitos dias. No lombo de um burro ou a pé, o casal seguiu seu caminho. Enquanto eles estavam em Belém, o menino Jesus nasceu.

Foi aquela confusão. A mãe e a criança foram abrigadas numa estrebaria. Terra e céu foram mobilizados por anjos e por humanos. O segredo é não ter medo: não tenham medo, dizem os anjos. A notícia é boa. “Glória a Deus no céu e na terra, entre pessoas de boa vontade”, eles cantam.

O serviço do DETRAN é cuidar para que o povo seja atendido na sua necessidade de licenciar condutores e veículos para a viagem. Entra ano, sai ano, é sempre o mesmo serviço. A qualidade do serviço e as máquinas de emissão dos documentos, sempre, vão se aperfeiçoando. Melhora a segurança da documentação.

Quem se ocupou em tempo para arrumar CNH e CRLV para a viagem, está pronto e segue tranqüilo, quem sabe, como Maria e José, grávidos. Quem deixou para a última hora, talvez tenha tido alguma dificuldade. Durante os últimos dias, o movimento no DETRAN dobrou. Assim, pessoal e máquinas fizeram esforço dobrado. As reclamações aumentaram. Aumentou, em muito, a quantidade do serviço executado.

O importante é viajar tranqüilo. Atenção, prudência e cuidado são fundamentais para uma boa viagem. Você não é Maria, nem José que viajaram montado num animal ou a pé. Não vai ter filho para nascer na viagem. Não vai enfrentar longas caminhadas, escassez de comida e de água.  

Depois do Natal, Maria, José e Jesus viajaram para o Egito. Mais tarde para Nazaré, Depois foi por toda Galiléia, Samaria e Judéia. Povo que gostava de viajar! Parecido conosco. Viajar é sua sina. Suas viagens foram sem acidentes, sem descuidos. Viajava em busca de mais vida. Menino nasce. A família foge de perseguição. Abriga-se em qualquer lugar, até mesmo no galpão.  

A sua viagem pode de ser nascimento ou de morte. Podem nascer e renovar amizades. Será uma grande movimentação, na sua família, na sua terra. Em sua vida, pode nascer o Cristo Jesus. Será alegria e felicidade.

Mas cuidado para não parir fatalidades. Se viajar num carrinho ou carrão, então não vai montado num burro, nem a pé. Cuidado para não ser surpreendido pelo coice do auto móvel.  Cuidado para não provocar tumulto motivado pela morte no trânsito. Atenção, calmo, cuidado e sobriedade são valores para uma boa e abençoada viagem neste Natal.

Faça como Maria  e José: viaje para o nascimento e para a vida.

Teobaldo Witter, Pastor Luterano,
Ouvidor do DETRAN e professor universitário. 

REDE DE RECURSOS
+
Senhor, tu és bom e compassivo, abundante em benignidade para com todos os que te invocam.
Salmo 86.5
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br