Vencendo o desânimo

03/03/2008



Elias, um homem de fé, profeta de Deus, despencou na depressão. Pois é, parece inacreditável, mas foi isso que aconteceu. Também os fortes, os cristãos, e muitos outros estão sujeitos a doenças. Ninguém é tão forte que nunca pudesse ficar doente, desanimado.

Afinal, o que aconteceu com Elias?

Para provar que Deus estava com ele e que Baal era um falso deus, Elias desafiou os sacerdotes deste falso deus para um encontro público no monte Carmelo. Construíram dois altares e quem estivesse com o Deus verdadeiro receberia fogo do céu para o seu altar. Deus mostrou a todos que estava com Elias, e que lhe concedera poderes. O povo presente ao encontro reconheceu o verdadeiro Deus e se ajoelhou para adorar o Deus de Elias, o Senhor e Criador do Universo.  Então acontece o inesperado.

Elias mata os profetas de Baal. Era necessário fazer isto? Fazer justiça com as próprias mãos?    A notícia do acontecido se espalhou.

Jezabel, esposa do rei Acabe, adepta do deus Baal, ficou furiosa e mandou o aviso para Elias: até amanhã você estará morto. E Elias, homem de muita fé, ficou com medo. O medo foi tão grande que ele fugiu em direção ao sul, para o deserto. Chegando à margem do deserto caminhou mais um dia pelo deserto. Cansado, senta à sombra de um arbusto e tem vontade de morrer. Desanimou!  O pânico toma conta dele e parece que sua fé em Deus desapareceu.   E diz a Deus que é um fracasso.

Assim como Elias existem muitas pessoas no mundo atual que estão no fim de suas forças. E muitos só tem ainda um desejo: sumir.   Mas não é isso que Deus deseja para nós.

Deus manda um anjo para cuidar de Elias. O anjo soube como cuidar de Elias. Trouxe comida e bebida, palavras de conforto e estímulo.  E Elias consegue dormir. Que bênção! O anjo ajudou, mas a cura, a restauração veio de Deus.

Elias não foi dispensado do serviço. Ele ouve novas instruções divinas e novamente assume a vida e sua missão.

Deus também fala conosco. Deus sempre tem uma saída, onde nós não vemos mais solução. Se confiarmos em Deus, ele nos dará forças para vencermos o desânimo, a depressão ou qualquer outro mal. Mas também nos dá forças para nossas tarefas que muitas vezes são bem grandes.

Elias não sabia o que iria acontecer se ele voltasse para o lugar de onde ele fugiu.

Mas ele sabia que Deus estava com ele.

Do mesmo modo nós podemos confiar que Deus nos dá novo ânimo, nova vida.

 

P.Rubens Horst, Pastor da IECLB em Campinas/SP


Autor(a): Sínodo Sudeste
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 8353
REDE DE RECURSOS
+
Cristãos autênticos são os que trazem a vida e o nome de Cristo para dentro da sua vida, pois o sofrimento de Cristo não deve ser tratado com palavras e aparências, mas com a vida e com a verdade.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br