Variedades
A origem dos nomes dos meses do ano
Os nomes dos meses do ano, em sua maioria, originaram-se do latim, e é entre os romanos que vamos buscar a origem de seus nomes. A princípio, entre os romanos, havia apenas dez meses num ano. Mas há cerca de 2600 anos, o rei Numa decidiu que o ano teria doze meses ao invés de dez e acrescentou dois meses à frente dos demais: Janeiro, que se originou do deus romano Janus, um deus estranho com duas faces — uma olhando para trás, para o passado, e a outra para frente, para o futuro. Era o deus do começo, e Numa provavelmente o introduziu como prenúncio de um bom princípio para o ano novo; Fevereiro, originado de fabrua, uma comemoração romana, uma festa de purificação, celebrada costumeiramente pelos romanos nessa época.
Outros três meses foram denominados em homenagem a deuses romanos: Março, ao deus da guerra, Mars; Maio, à deusa dos campos, Maia; Junho, à esposa de Júpiter, Juno.
Abril, com raiz na palavra latina aperiri (abrir), simboliza a abertura do céu, pois nesse mês sempre chove na Europa, as árvores e as flores começam a se abrir e os campos se tomam verdejantes. A primavera inicia em 21 de abril!
Os nomes Julho e Agosto foram atribuídos a dois famosos imperadores: Julius Caesar e Caesar Augustus.
Assim, Setembro, Outubro, Novembro e Dezembro, significando respectivamente sétimo, oitavo, nono e décimo mês, perderam seu sentido, mas foram conservados, embora não sendo lógicos.
Estas informações foram compiladas por Germano Streese
Voltar para o índice do Anuário Evangélico 2000