(HPD 184)
“Vamos nós trabalhar, somos servos de Deus, nosso Mestre seguir no caminho dos céus; e no seu bom conselho o vigor renovar, diligentes fazendo o que Cristo ordenar.”
Assim inicia um dos hinos mais conhecidos de nossas comunidades. Ele fala de trabalharmos para Deus. Na verdade, o texto não está aqui falando apenas que temos que assumir uma atividade, ser participante na comunidade onde somos membros. Temos a tarefa de informar e reforçar que toda a nossa vida deve ser um trabalhar servindo a Deus. Isso eu faço quando exerço a minha atividade de forma honesta. Plantando, capinando, dirigindo, catando ovos, dando aula, ou seja, exercendo a atividade que for, se eu a faço com dedicação, carinho e honestidade eu trabalho como servo/a de Deus.
Mas temos que frisar também que é preciso o envolvimento de homens e mulheres de todas as idades para o crescimento do bom trabalho cristão em uma comunidade. A comunidade que larga tudo para que seu pastor possa fazer não cresce. Todos/as precisam crescer espiritualmente e, muitas vezes, isso acontece quando nos colocamos a disposição da comunidade. Como cristãos que somos temos a tarefa de ser sal e luz no mundo.
Estamos planejando muitas atividades para o ano de 2011 e vamos precisar da ajuda de muitos colaboradores/as. Pense onde você poderia se inserir para ajudar em sua comunidade. O sal para ser útil precisa se entregar para a água ou para os alimentos. A luz para ser útil precisa brilhar. Para que você seja útil em sua comunidade é necessário que também você entregue um pouco de seu tempo e faça a luz de Cristo brilhar no meio das pessoas.
A letra desta música ainda nos lembra que é preciso “Nosso Mestre seguir.” Existem muitas famílias que têm participação exemplar nas atividades de nossas comunidades. Porém, como diretoria, temos percebido que existe uma grande quantidade de membros (homens, mulheres, jovens e crianças) que têm pouca ou nenhuma participação nas atividades da comunidade. Muitas pessoas têm falhado no “seguir a Cristo” porque tem colocado outras coisas como mais importantes.
Lembre-se que não vamos a igreja porque gostamos do pastor ou do jeito como ele fala. Vamos aos cultos, encontros e celebrações porque gostamos de ouvir a Palavra de Deus. Ao ouvir a mensagem faça também sua reflexão. O que esta Palavra Bíblica fala para mim hoje? Fazendo esta pergunta você vai entender cada vez mais o que Deus tem a te ensinar e vais fazer o que “Cristo te ordenar”. Assim serás sal e luz no mundo.