Vamos bater um papo ...

12/03/2015

“A boca fala do que o coração está cheio.” Mateus 12.34b


A IECLB nos convida, como Igreja de Jesus Cristo, a partir do tema e lema do ano de 2015 a conversarmos. Será que as pessoas não conversam mais? É claro que não se trata sobre falar mais, e sim sobre o que e como se fala. As redes sociais são provas indiscutíveis do quanto às pessoas possuem a necessidade de falarem umas com as outras, ou seja, de estabelecerem comunicação.

Sem comunicação não haveria a vida, como a conhecemos. “Deus disse ...” (Gn 1.3ss) e o mundo foi criado. A comunicação é inerente à vida humana, sem ela não sobrevivemos. Então o tema da Igreja não se resume a necessidade de conversar. Mas sobre a importância do que se diz. E é sobre isso que Jesus pergunta aos discípulos de Emaús “sobre o que vocês estão conversando”(Lc 24.17)

Como Igreja, nós somos criação de Deus, assim diz Lutero no terceiro artigo do credo apostólico, no catecismo menor: “O Espírito Santo me chamou pelo evangelho, iluminou com seus dons ...”. Foi Deus que nos fez parte do seu povo e a este povo reúne na Igreja, para que como Igreja possamos comunicar a vontade de Deus no mundo. Sobre o que nós estamos conversando com as pessoas?

Os filhos e as filhas de Deus creem num mundo novo. Mundo cheio de paz, justiça, partilha, amor e perdão. Este mundo novo é o Reino de Deus. Enquanto este Reino não vem a nós em sua plenitude, apenas o experimentamos em pequenos sinais. Mas são justamente estes sinais que enchem o nosso coração com uma viva esperança, na qual se vive o novo já agora. Estes sinais os encontramos aos montes na Igreja. E eles são: quando existe arrependimento; quando as pessoas são perdoadas; quando se acolhe os sofredores; quando se pratica a solidariedade; quando se partilha o pão; quando ofertamos nosso tempo e bens para que o evangelho seja anunciado; quando se ama e quando se anuncia a paz que brota da justiça.

A boca fala daquilo que o coração está cheio, que nossos corações estejam cheios de alegria e esperança por fazermos parte do povo de Deus. Amém
 


Autor(a): P. Carlos Alberto Radinz
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
Testamento: Novo / Livro: Mateus / Capitulo: 12 / Versículo Inicial: 34
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 32281
REDE DE RECURSOS
+
Portanto, a fé é assim: se não vier acompanhada de ações, é coisa morta.
Tiago 2.17
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br