Visão de Igreja e Missão 2030 é o tema da V Consulta Global de Igrejas Parceiras da Obra Missionária Evangélica Luterana na Baixa Saxônia (OMEL), com realização de 21 a 28 de abril de 2018, em Porto Alegre/RS, com a participação de, aproximadamente, 35 pessoas, representando Igrejas da África, Ásia, América Latina e Europa.
As Igrejas parceiras da OMEL, entre as quais a IECLB, que hospeda o evento, também são membros da comunhão luterana expressa pela Federação Luterana Mundial (FLM). Ao reunir representantes de Igrejas Luteranas de diversos contextos, a Consulta espera construir uma base comum para projetos, apoio mútuo e possibilidades de acompanhamento e aprendizado. Trata-se, portanto, de uma plataforma de intercâmbio de boas experiências e mútuo aprendizado visando a fortalecer as Igrejas para melhor participar na Missão de Deus no mundo.
As atividades do grupo tiveram início no domingo, com a saudação do Diretor da ELM, Rev. Michael Thiel, e do Pastor Presidente da IECLB, P. Dr. Nestor Friedrich, seguida da apresentação das Igrejas parceiras.
Divididos em grupos menores, as pessoas participantes, em sistema de rodízio, de forma que todas interagissem, foram convidadas a dialogar a respeito, entre outros tópicos: das impressões sobre a IV Consulta, realizada em Adis Abeba, capital da Etiópia, em 2015, das expectativas para a V Consulta, em Porto Alegre, dos desafios internos de cada Igreja representada, das atividades de missão de cada Igreja parceira, dos apoios e dos conflitos com outras religiões no país de cada representante, da possível contribuição de cada Igreja parceira e não somente em relação à cooperação com a ELM, mas com todas as Igrejas parceiras que participam da Consulta, e das curiosidades em relação ao país anfitrião, o Brasil.
O tema da Consulta, Visão de Igreja e Missão 2030, será abordado em palestras e desdobrado em três subtemas (painéis): (a) Diversidade na Igreja e na Sociedade, (b) Crer e aceitar expressões de fé de outros, (c) Coexistência em contextos ecumênicos e plurirreligiosos e (d) Incidência: em busca de soluções estratégicas de longo prazo.
A Consulta vai produzir conclusões e recomendações que as Igrejas parceiras poderão implementar em seus respectivos contextos.
Também participam da V consulta: Rev. Dr. Lalissa D. Gemechis (Etiópia), Rev. Dr. Joseph P. Bvumbwe (Malawi), Rev. A.M. Mnisi (África do Sul), Rev. Mothusi Letlhage (Botswana), Rev. Horst Müller (África do Sul), Rev. Gilbert Filter (África do Sul), Rev. Dr. Tswaedi (África do Sul), Rev. S. Edwin Jayakumar (Índia), Rev. Kunja Daniel (Índia), Rev. Michael Oppathati (Índia), Rev. Pedro Bullón Moreano (Peru), Rev. Alexander Scheiermann (Rússia), Rev. Ralf Meister (Alemanha), Rev. Rainer Kiefer (Alemanha), Rev. Thomas Hofer (Alemanha), Rev. Dr. Karl-Hinrich Manzke (Alemanha), Mrs. Maike Meyer (Alemanha), Rev. Dr. Patricia Cuyatti (FLM/Suiça), Rev. Christoph Anders (EMW/ Alemanha).
Da ELM, participam: Rev. Thomas Wojciechowski, Christoph Ernesti, Christine Lindhorst, Rev. Kurt Herrera e Rev. Dr. Wilhelm Richebächer. Da IECLB, integram a Consulta: P. Silvio Schneider, Assessor para Missão Global, P. Dr. Romeu Martini, Assessor Teológico da Presidência, P. Dr. Mauro Souza, Secretário da Ação Comunitária, P. Altemir Labes, Secretário Adjunto para Missão e Diaconia, Pa. Carmen Michel Siegle, Coordenadora de Gênero, Gerações e Etnias, Carlos Bock, Diretor Executivo da Associação Beneficente Evangélica da Floresta Imperial (Abefi), P. Luis Henrique Sievers, Ministro na Paróquia de Lajeado/RS, Pa. Romi Marcia Bencke, Secretária Executiva do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic), P. Dr. Rudolf von Sinner, Professor na Faculdades EST, Bispo Humberto Maiztegui, da Igreja Anglicana, Jorn. Cristina Pozzobom e Jorn. Marco Aurelio Weissheimer, Ativistas de Direitos Humanos.
Para a segunda-feira, está prevista abordagem do Tema I: Visão de Igreja e Missão 2030, com busca por respostas para as seguintes questões: Com relação à visão da comunhão de Igrejas e aos desafios, como as Igrejas pretendem trabalhar e estar organizadas em 2030? Como as Igrejas estão respondendo à questão da migração do interior para as cidades? Há questões levantadas na Consulta Global de 2015 que estejam influenciando as Igrejas em suas ações? Haverá união de Igrejas Luteranas em lugar de separações? Como alcançar pessoas que tendem mais e mais a se isolar?
A palestra será do Bispo Horst Mueller, da Igreja Evangélica Luterana na África do Sul (LUCSA), com reações do P. Dr. Nestor Friedrich, Pastor Presidente da IECLB, e do Bispo Ralf Meister, da Igreja Evangélica Luterana de Hannover, na Alemanha.