UP Mata Fria promove retiro de jovens

24/01/2016

Retiro de jovens da UP Mata Fria
Retiro de jovens da UP Mata Fria
Retiro de jovens da UP Mata Fria
Retiro de jovens da UP Mata Fria
Retiro de jovens da UP Mata Fria
Retiro de jovens da UP Mata Fria
Retiro de jovens da UP Mata Fria
Retiro de jovens da UP Mata Fria
Retiro de jovens da UP Mata Fria
Retiro de jovens da UP Mata Fria
1 | 1
Ampliar

Cerca de 50 jovens de toda a União Paroquial Mata Fria reuniram-se nos dias 22 a 24 de janeiro na Escola Família Agrícola em São João do Garrafão. Houve espaço para diversão, trabalhos em grupos e para refletir sobre o tema “Inclusão e Acessibilidade”. Deus nos chamou e nos chama para comunicar a sua palavra – não apenas comunicar, mas também praticar e realizar ações concretas com o próximo e a próxima. Afinal, essa é a tarefa do nosso Batismo: Servir! Ser uma comunidade e sociedade inclusiva e acessível.

Na sexta-feira, o Pastor Erni Reinke (responsável pela JE da União Paroquial) conduziu um momento de meditação inicial e, a integração foi conduzido pelo e pelas estudantes de teologia da Faculdades EST: Andressa M. S. Rossmann, Roana C. Gums e Hilquias Rossmann. Depois da agitação de conhecer cada participante, os jovens assistiram ao filme “Os Intocáveis”, que retrata sobre um aristocrata rico que, após sofrer um acidente, fica tetraplégico. Diante disso, precisando de um assistente, decide contratar um jovem problemático que não tem a menor experiência em cuidar de pessoas no seu estado. O filme trouxe uma reflexão profunda nos/nas participantes do retiro.

No sábado, a meditação ficou a cargo do estudante Hilquias Rossmann, que refletiu sobre o texto de Tiago 3.1-12, que trata sobre o dominar a língua que traz grandes e graves problemas nos diversos relacionamentos com os irmãos e as irmãs na comunidade e na sociedade e, muitas vezes, até dentro da própria família. Deve-se praticar sempre o bem e se afastar do mal.

O estudo do tema foi ministrado por Rogério Gums e Roana C. Gums. Rogério encontra-se num estado de tetraparesia (fraqueza ou perda dos movimentos dos membros superiores e inferiores) devido a uma lesão raquimedular na coluna cervical. Em sua exposição, destacou que a vida de pessoa com deficiência não é fácil. A dupla nos ofereceu várias informações e orientações de como ajudar e conduzir uma pessoa com deficiência. Rogério, mesmo com as suas dificuldades, na situação na qual se encontra e com as adversidades da vida, afirma: “Minha fé aumenta a cada dia. Agradeço a Deus por minha vida e peço forças e proteção para viver sempre mais um dia”. Em postagem no Facebook, Warley Krauze, da Paróquia de Alto Jatibocas, destacou: “O tema foi muito bem colocado, um aprendizado pro resto da vida”.

Durante a noite de sábado, foi a vez das apresentações culturais, em que os grupos foram desafiados a desenvolver e apresentar um teatro ou música que estivesse ligado ao tema. No domingo, houve gincana e muita diversão. Cada grupo foi confeccionou uma bandeira com recursos da natureza. E a turma estava com uma força incrível, que até o cabo de guerra se arrebentou.

O retiro encerrou-se com culto na parte da tarde, aberto às comunidades da UP Mata Fria. Participaram da liturgia o pastor local Erni Reinke, as estudantes de teologia Andressa M.S. Rossmann e Roana C. Gums e o estudante Hilquias Rossmann. A prédica foi conduzida por Rogério Gums, que contou um pouco de seu histórico de vida. Houve também momento de unção, prática que transmite o cuidado de Deus, especialmente com as pessoas mais necessitadas. Foi um momento de comunhão como pessoas batizadas, para fortalecer e renovar a fé e confiar a vida aos cuidados de Deus.

Foi uma caminhada cansativa, mas com momentos de alegria, integração e comunhão entre a juventude. Foi um momento de agradecer pelo cuidado de Deus em nossas vidas e pelo desafio de sermos sustentados e de sermos mais solidários e solidárias nas atitudes pela paz e também na oração por aqueles que fazem parte de nossa caminhada de vida. Nós queremos fazer a diferença – JUNTE-SE A NÓS!

Imagens: Andressa M. S. Rossmann

COMUNICAÇÃO
+
ECUMENE
+
Um pregador deve estar ciente que Deus fala pela sua boca. Caso contrário, é melhor silenciar. 
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br