Na atualidade muito se tem falado em união. Alguns exemplos: União Europeia, Advogado da União, União Estável e ainda a Comunidade Evangélica de Joinville é formada por uma União Paroquial, além de outras.
Existe um jargão muito antigo: “A união faz a força”.
Afinal, existe união? Que união se quer? O que é ser, estar unido?
Em qualquer tipo de união, o principal objetivo é que tudo, tudo se resolva de comum acordo. Todos agindo com o mesmo objetivo, a mesma finalidade.
É sabido, comprovado, que nem tudo são “rosas” numa união. Sempre haverá opiniões divergentes, sempre haverá discussões. E sem medo de errar, são estes momentos que devem ser utilizados para o crescimento, para reforçar e cada vez mais tornar a união mais forte e duradoura.
E na Bíblia, como este assunto é tratado?
Lendo o Livro de Números, é contada a história do povo de Israel saindo do Egito indo para a Terra Prometida. Em vários momentos, o povo cansado da viagem, se “unia” contra seu líder Moisés e contra Deus, questionando se realmente estava valendo a pena todo o esforço para chegar ao tão sonhado paraíso prometido por Deus. E, Deus com toda sua misericórdia, benevolência, entende, compreende e principalmente atende às necessidades do povo “escolhido” por Ele.
Em Colossenses, capítulo 2, versículos 6 e 7, está escrito: “Já que vocês aceitaram Cristo Jesus como Senhor, vivam unidos com ele. Estejam enraizados nele, construam suas vidas nele e se tornem mais fortes na fé, como foram ensinados. E também sejam muito agradecidos a ele”.
Escreve o P. Evandro Jair Meurer, no Devocionário Semente de Esperança, no dia 07/08/2017: “O cristianismo, de forma geral, tem esquecido que não basta “aceitar a Cristo”. É preciso VIVER EM UNIÃO COM ELE”.
Viver em união não é uma tarefa fácil, e viver em união com Deus, então, é muito mais difícil.
O que é viver em união com Deus?
É, além de aceitar a Deus, caminhar com Ele, ter a vida baseada Nele e criar raízes profundas com base nas escrituras sagradas.
De que forma podemos ter certeza de que estamos unidos com Deus?
Em Colossenses, capítulo 2, final do versículo 2 e o versículo 3 encontramos uma das tantas provas de que estando com Deus, estaremos também unidos com ele.
Está escrito: “E assim conhecerão o segredo de Deus, que é o próprio Cristo. Pois ele é a chave que abre todos os tesouros escondidos do conhecimento e da sabedoria que vem de Deus”.
Conhecimento e sabedoria vindas de Deus, desde que eu aceite.
É presente, é dádiva, é de graça, basta abrir a porta e deixar Deus entrar.
Aceite e viva em união com Deus. Sua vida será muito diferente. Amém.