União das Comunidades em Porto Alegre, Alvorada e Viamão celebra os 502 anos da Reforma em Culto Festivo
Em torno de 400 pessoas reuniram-se em Porto Alegre, na noite de 31 de outubro, na Igreja da Reconciliação
31/10/2019
1 | 1
Em torno de 400 pessoas reuniram-se em Porto Alegre, na noite de 31 de outubro, na Igreja da Reconciliação (Paróquia Matriz), para celebrar os 502 anos da Reforma, sob o mote: “Brilha, Jesus, através de nós!”.
Desde o entardecer foi possível visitar a Feira de Possibilidades, conhecendo melhor o trabalho diaconal desenvolvido pela Comunidade Evangélica de Porto Alegre – CEPA, oriundo das comunidades e apoiado por elas, o trabalho das escolas sinodais em nosso âmbito, do Memorial Martim Lutero e da Fundação Luterana de Diaconia.
Tecidos nas cores quentes foram movimentados alegremente por um grupo de crianças, adolescentes e mulheres, no início do culto, em uma dança litúrgica, simbolizando o acolhimento à luz de Jesus. Membros das nove comunidades que integram a União das Comunidades em Porto Alegre, Alvorada e Viamão, pessoas vinculadas às escolas da Rede Sinodal de Educação e às unidades assistenciais da CEPA, visitantes, ministras e ministros refletiram, a partir da pregação do P. Dr. Martin Dreher, sobre o convite de Jesus para superar o medo diante do que assusta e aflige e viver na esperança ativa da plenitude do Reino de Deus (Mateus 10.26b-33). Cerca de 140 coralistas e divers@s musicistas comunicaram o Evangelho por meio da música.
Ao final do culto, a luminosidade que provinha das luminárias com a imagem da rosa de Lutero, distribuídas a tod@s, se refletia em cada rosto e antecipava a dimensão da luz de Jesus que pode, sim, brilhar através de nós por meio de muitas ações cotidianas, pessoais, comunitárias e institucionais! Jesus é a luz que ilumina a vida de cada pessoa batizada e ele quer ser luz para o mundo; por isso pedimos que ele brilhe, também, por meio de nós.
Uma agradável confraternização proporcionou, ainda, um momento especial de convívio entre @s participantes.
__
*Comissão organizadora: P. Cláudio Kupka, Pa. Scheila dos Santos Dreher, P. Claus Martin Dreher, Mus. Ana Maria Althoff, Mus. Delmar Dickel, Ministro Candidato Aislan Greuel, Ministra Candidata Maria Paula de Araújo Katschor e Ministro Candidato Mateus Lichtblau.
A fé não pode aderir ou agarrar-se a qualquer coisa que tem valor nesta vida, mas rompe os seus limites e se agarra ao que se encontra acima e fora desta vida, ao próprio Deus.