UMA OPÇÃO RADICAL

25/09/2012

O apóstolo Paulo diz: “Eu trago vocês no coração, seja nas minhas algemas, seja na defesa e confirmação do evangelho, pois todos vocês são participantes da graça comigo” ( Filipenses 1.7)

Paulo fez uma opção radical em sua vida. De uma vida de certos privilégios por causa da função que exercia nas relações sócio religiosas e por ter o direito à cidadania romana passou a viver uma vida apenas de subsistência e privações, viajando frequentemente para os mais diversos lugares para falar de uma nova religiosidade que surgira; a religiosidade cristã. Poderíamos dizer que não foi uma opção pessoal e sim uma conversão; que sua mente, seu modo de pensar e agir tenham sido modificados de forma sobrenatural pelo Senhor da fé a qual passou a seguir, ou seja, Jesus Cristo.De qualquer forma houve em sua vida uma mudança radical.

Ao que tudo parece, Paulo em nenhum momento se arrepende dos novos rumos que a sua vida tomou. Foi preso e passou pelas mais diversas situações de perigos e sofrimentos. Deixou de ter uma vida segura e protegida pelas leis farisaicas e imperiais. Passou a ser perseguido pelos representantes fanatizados da religião judaica e visto com desconfiança pelas autoridades romanas. Não desistiu de suas convicções e parece ter visto de forma positiva por ter sido perseguido por elas epor ter causado algum alvoroço por pregá-las. A sua opção radical o levou a ser um pregador radical, incansável.

Paulo estava de fato convencido de sua fé e de sua esperança, mas acima de tudo encontrou sentido em ter sido libertado de alguns princípios e valores que seguia anteriormente. Ele fala em Graça de Deus. Esta convencido de que a Graça de Deus em Jesus Cristo dá verdadeiro sentido na vida e é preciso compartilhar esta convicção com as demaispessoas dos mais diversos lugares, até os confins da terra.
Entender qual o sentido na vida de Paulo quando ele falava na Graça de Deus parece ser algo fundamental para se entender sua opção radical pelo Evangelho de Jesus Cristo. E pelo que tudo indica não significava a busca de algum privilégio pessoal e sim uma auto entrega por um sentido bem maior de vida.

Pensando em nós:
já fizemos alguma opção radical na vida? Qual? Valeu a pena?
O que ela significou para as outras pessoas?
Ainda podemos fazer alguma opção radical? Qual?

Que consequências elas terão? Pensemos nisto!

 


Autor(a): Adélcio Kronbauer
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 16815
REDE DE RECURSOS
+
Tenham entre vocês o mesmo modo de pensar que Cristo Jesus tinha.
Filipenses 2.5
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br