Há algum tempo tenho pensado em escrever sobre conteúdos e características da fé cristã, que fazem parte de nosso jeito de ser luterano, e, que estão meio esquecidos diante de tantas exigências da vida moderna.
Não sei se alguém já reparou, mas noto que a cada dia precisamos dar conta de um universo de atividades que nos cobram resultados imediatos, aonde o que pensamos e o que cremos pouco importam. O mais importante é fazer. A valorização não está na “pessoa” que faz, mas no que é “feito”. E tudo isso é carregado por um excesso de informações, que não trazem segurança, mas instabilidade. No longo prazo, esta maneira de nos relacionarmos modifica o entendimento do que é realmente importante. Chega-se ao cúmulo de não mais sabermos por que fazemos aquilo que se faz. Isto traz sérias implicações para a vida. Imaginemos um casal que há anos não sabe mais o porquê ainda estão juntos e o porquê de continuar vivendo como casal. Conseguiu imaginar? Infelizmente este cenário faz parte de uma grande maioria de matrimônios. Qual é a ajuda que estes casais necessitam? A resposta é! Sempre se preocuparem com o porquê deles continuarem unidos.
A mesma experiência também se percebe na vida religiosa. A dinâmica da vida nos coloca em contato com muitas maneiras de pensar sobre religião, com muitas informações de religiões, com muita gente falando de religião e sempre com muitas coisas por e para fazer. E diante disso estamos nós. Na maioria das vezes fazendo e falando das coisas da fé, sem saber o que estamos fazendo e falando.
Têm como fugirmos e nos refugiarmos em algum lugar para estar em paz?
Em certa ocasião Jesus contou uma pequena parábola que diz assim:
“Se uma mulher que tem dez moedas de prata perder uma, vai procurá-la, não é? Ela acende uma lamparina, varre a casa e procura com muito cuidado até achá-la. E, quando a encontra, convida as amigas e vizinhas e diz: “Alegrem-se comigo porque achei a minha moeda perdida.” Lucas 15.8-9
A Igreja Luterana tem um verdadeiro tesouro, o qual está em desuso e que faz uma falta impressionante para nos dar a segurança de sempre saber o porquê das coisas que falamos e fazemos. Este tesouro que necessitamos encontrar nas gavetas de nossas casas e fazer uso dele é o Catecismo Menor. No Catecismo encontraremos o conteúdo da fé, ele nos ajuda a nos posicionarmos diante da vida com segurança. Pois uma fé fundamenta verdadeiramente é capaz de nos transformar. Assim, encontrar este tesouro perdido será motivo de grande júbilo e alegria, pois nele o conteúdo da fé cristã esta acessível de maneira simplificada para que todos os que creem em Cristo possam saber o que significa isso. Somente as respostas aos nossos porquês é que farão de nós pessoas realmente alegres e em paz.