Um só Deus em três pessoas

Meditação de Martim Lutero

01/01/1983

Leia em sua Bíblia: Mateus 28.18-20

Batizai-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”. (v. 19)




Que o cristão tenha cuidado de não fazer de Deus uma só pessoa. De igual modo, não deve separar e dividir o uno ser divino em três pessoas. Tem que se distinguir a pessoa no interior da divindade e, mesmo assim, exteriormente, atribuir a cada uma, sem distinção, sua obra própria.
Exemplificando: O Pai é meu e seu Deus e Criador, pois criou a mim e a você. Mas esta obra que somos, eu e você, é, também, do Filho, que é meu e seu Criador tanto quanto o Pai. Da mesma forma, o Espírito Santo é o Autor dessa obra que somos eu e você, pois é meu e seu Criador tanto quanto o Pai e o Filho. Mesmo assim, não são três deuses e criadores, mas um só Deus e Criador nosso. Nesse ponto, e com essa confissão, rejeito a heresia de Ário e seus seguidores, pois não divido a substância divina que é una, em três deuses ou criadores, mas, em harmonia com a verdadeira fé cristã, confesso um só Deus e Criador de todas as coisas.

Por outro lado, quando deixo de lado e vou além da criação para me ocupar com as relações internas e incompreensíveis da substância divina, descubro, conforme ensina a Escritura (pois neste ponto a mente humana nada pode), que o Pai é uma pessoa diferente, distinta do Filho, nesta divindade eterna, indivisa e una. Sua singularidade reside no fato de ser ele o Pai e não receber a divindade do Filho nem de alguém outro. Nesta mesma divindade, que é una, o Filho é uma pessoa distinta do Pai. Sua singularidade está no fato de ser Filho e receber a divindade, não de si mesmo ou de alguém outro, mas somente do Pai, pois é nascido do Pai antes de todos os mundos. Nesta mesma divindade, que é una, o Espírito Santo é uma pessoa distinta do Pai e do Filho. Sua singularidade é ser ele o Espírito Santo, o qual procede do Pai e do Filho, e tem a divindade, não de si mesmo ou de alguém outro, mas do Pai e do Filho, conjuntamente. E tudo isso, de eternidade em eternidade. Com esta confissão rejeito a heresia de Sabélio e seus seguidores, judeus, Maomé e outros, que se julgam mais sábios do que Deus, e não misturo as pessoas, reduzindo-as a uma só. Mas, em verdadeira fé cristã, confesso três pessoas distintas em uma só e eterna substância divina, que, em relação a nós e demais criaturas, são um só Deus, Criador e Autor de tudo.
 

Veja também:

Assunto Passagem Bíblica
Tema: O Triúno Deus
Enviou ao seu povo a redenção... Salmo 111
O Triuno Deus Romanos 11.33-36
Um só Deus em três pessoas Mateus 28.18-20
Distinguir as três pessoas Mateus 3.13-17
A incompreensível majestade de Deus 1 Timóteo 6.11-16
Deus não pode ser compreendido Romanos 11.33-36
Se com ele sofrermos Romanos 8.12-17
O Espírito Santo traz Cristo ao coração Efésios 3.14-19

Voltando ao Castelo Forte - 1983


Autor(a): Martim Lutero
Âmbito: IECLB
Testamento: Novo / Livro: Mateus / Capitulo: 28 / Versículo Inicial: 18 / Versículo Final: 20
Título da publicação: Castelo Forte / Editora: Concordia Ltda/Editora Sinodal / Ano: 1983 / Volume: 1
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 22193
REDE DE RECURSOS
+
Vivam como pessoas que pertencem à luz, pois a luz produz uma grande colheita de todo tipo de bondade, honestidade e verdade.
Efésios 5.8-9
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br