Um Seminário que levou a dizer: SIM!

Seminário Deficiência e Inclusão

28/10/2023

Renato-1
20231028_07
20231028_20
20231028_33
20231028_39a
20231028_49
20231028_74
20231028_76
20231028_81
1 | 1
Ampliar


Foi no dia 28 de outubro de 2023, em Campo Alegre (SC), no Espaço Cultural, que o Instituto Luterano Campos Verdejantes (ILCV) promoveu o “SEMINÁRIO DEFICIÊNCIA E INCLUSÃO.

Ninguém das pessoas presentes imaginou que aquelas três horas da manhã de sábado, na companhia do nosso palestrante, Sr. Alexandro Velho, transcorreriam com tamanha rapidez. Afinal, o tema seria muito, muito denso!

Logo que entrei na sala, vi-o sentado na beirada do palco. Sua simpatia e seu sorriso me convidaram para apertarmos nossas mãos e nos apresentarmos. Todas, todos experimentaram isso!

Eu, com o canto do olho, já havia lido seu currículo.

Nele, percebi que nosso palestrante era Administrador, com Especialização em Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa, pós-graduado em Acessibilidade, Diversidade e Inclusão, Liderança e gestão de pessoas; que havia trabalhado em multinacionais e, nos últimos anos, se dedicado ao desenvolvimento de lideranças, a partir de Projetos Sociais relacionados à educação e ao protagonismo de Pessoas com Deficiência; que atuava dentro da Rede que auxilia as referidas Pessoas com Deficiência há muitos anos e que, hoje, é Consultor em Diversidade, Inclusão e Responsabilidade Social.

Uau! – Exclamei com espanto, na oportunidade, dentro de mim!

Pois vimo-lo discorrendo sobre a naturalidade da vida. Descobrimos que todas as pessoas têm as suas deficiências e que, numas elas se sobressaem mais do que em outras.

Entendemos que, nas voltas que a vida dá, erra quem joga à margem as pessoas que considera não iguais.

Percebemos que podemos servir de “pontes”, umas às outras e uns aos outros, no sentido de auxiliar a saímos de dentro de nós, não olharmos para baixo e sim para a frente.

Nos damos conta de que é preciso buscarmos mais do que a tolerância em uma convivência; que já passou da hora de pensarmos, refletirmos sobre o respeito para com quem circula ao nosso lado.

Quando menos esperávamos, veio o “tempinho” do café.

Nele, vi o semblante de quem participava do Seminário. Havia resquícios de alegria nos olhos de cada uma, cada um.

Que fotos lindas aquelas dos abraços, quando os Certificados de Participação ganharam lugar diante dos nossos corpos.

Seria aquele um gesto de que estávamos assumindo aquela Proposta de Mais Vida?

Meu sentimento era: SIM!

Leia também a Meditação de abertura do Seminário, celebrada pelo P. Renato, clicando aqui...

Renato Luiz Becker, P. em.
é Pastor Emérito da IECLB
Associado Colaborador do ILCV
Membro da Comissão de Comunicação
Reside em Florianópolis/SC 


Autor(a): P. Renato Luiz Becker
Âmbito: IECLB / Organismo: Instituto Luterano Campos Verdejantes
ID: 71604
COMUNICAÇÃO
+
ECUMENE
+
Eu também sou parte e membro dessa congregação, coparticipante e codesfrutante de todos os bens que possui. Pelo Espírito, a ela fui levado e incorporado, pelo fato de haver ouvido e ainda ouvir a Palavra de Deus, que é o princípio para nela se entrar.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br