Tenho uma dúvida: Uma pessoa crente pode perder a salvação? Porque Mateus 23:14?
A salvação é uma oferta gratuita de Deus a ser recebida por meio da fé. Deus vem a nós por meio de Jesus Cristo e e nos acolhe como seus filhos e suas filhas. Deus não exclui ninguém, mas também não obriga ninguém a aceitar a sua oferta de amor.
João 6.37 afirma que ... o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora. E o profeta Isaías 42.3 diz que Não esmagará a cana quebrada, nem apagará a torcida que fumega; Isso quer dizer que como pessoas fragilizadas podemos saber que Deus não nos abandona. Deus perdoa renovadamente os nossos tropeços, as nossas falhas, os nossos descaminhos e pecados. Jesus afirma que o único pecado a não ser perdoado é o pecado contra o Espírito Santo (Mateus 12.32). Isso quer dizer que a pessoa, que nega a obra que o Espírito de Deus realiza nela, não tem perdão. A isso também se refere Hebreus 6.4-6.
A fé é fruto do Espírito de Deus que atua pela Palavra de Deus. Uma vez ligados a Deus pela fé, nada nos pode separar do seu amor (Romanos 8.31-39).
N., você menciona Mateus 23.14. Este versículo se encontra no contexto de um longo discurso de Jesus em que ele condena uma religiosidade de aparências. Trata-se de um discurso muito duro e contundente. Ele chama a atenção para a necessidade de uma vida conseqüente entre fé e ação, entre discurso e prática, entre ensino e vivência. Mas mesmo a inconseqüência tem perdão. Martim Lutero, a partir da redescoberta do Evangelho, destacou que a pessoa crente é sempre justa e pecadora ao mesmo tempo. Para afirmar isso, ele se baseou em Romanos 7.14-25. Leia esta palavra. Ela mostra com muito realismo aquilo que acontece conosco como filhos e filhas de Deus. Para acertar e andar nos caminhos de Deus a pessoa crente carece continuamente da orientação da Palavra de Deus e da comunhão animadora dos irmãos e das irmãs da comunidade cristã.