Um Chamado para servir - Presbitério e Diaconia

Subsídios para o Dia Nacional da Diaconia 1999

18/04/1999

 

Um Chamado para servir

Presbitério e Diaconia

Quem afinal faz parte do presbitério de uma comunidade? Fazem parte do presbitério aquelas pessoas que ouviram o chamado de Deus e se dispuseram a assumir conjuntamente com obreiros e obreiras de diferentes ministérios, o compromisso de zelar pelo bem estar e a edificação da comunidade e do povo de Deus.

As presbíteras e os presbíteros assumem diante de Deus e da comunidade, a tarefa de servir. O ser e o agir do presbitério são fundamentados em Jesus Cristo. Isto porque, Cristo é o grande servidor, maior diácono, tendo-se recusado a dominar pessoas e bens conforme Mt.4.10. Ele se colocou unicamente ao serviço da bondade de Deus para com todos os seres humanos. Para Jesus, reinar. foi servir, .'' Vim para servir e não para ser servido'' (Mc 10.45).

O presbítero e a presbítera tem a tarefa de identificarem-se com a sua comunidade e com a realidade na qual ela está inserida: Isso significa compromisso e responsabilidade diante das necessidades concretas das pessoas. O presbitério tem consciência de que a Igreja está a serviço da construção do reino de Deus. Os sinais visíveis desta construção acontecem quando todas as pessoas tem condições de viverem dignamente. Isso significa que a vida na sua integralidade deve ser preservada e amparada. Isso, sem dúvida, não é tarefa fácil diante do sistema sócio-político e econômico que estamos enfrentando. Todos os dias aumenta assustadoramente o número de pessoas desempregadas, crianças abandonadas sem direito à escola, alimentação saudável, moradia digna e tantos outros fatores que produzem a morte de milhões de seres humanos excluídos em nossa sociedade.

A missão do presbitério na Igreja é estruturar o serviço das comunidades, devendo ser portadora da fé que move e aciona cada vez mais pessoas no envolvimento diaconal fora e dentro do universo eclesiástico. Não existe um modelo padrão para atuação e formação de um presbitério. No entanto, deve-se observar e valorizar a variedade de dons que o Espírito Santo suscita em cada presbítero e presbítera. A pluralidade de dons e o chamado para servir são fundamentais para o exercício da vivência cristã. Conseqüentemente, o presbitério anima, fortifica e compromete a comunidade levando-a não 'só a buscar a prática da diaconia entre seus membros, mas também, a se empenhar no serviço e libertação integral das pessoas e dos valores que dignificam a vida. Neste sentido, a dimensão comunitária da vivência cristã é extremamente importante porque a vocação do presbitério não é vivida de maneira individual ou isolada de tudo aquilo que realmente promove e dignifica a vida dos seres humanos.

Sabe-se que, concretamente é possível vivenciar a vida espiritual com maior intensidade, quando ela acompanha o próprio processo de atividade e envolvimento dos/as presbíteros. A diaconia concretamente exige fé em ação. Sendo assim, o olhar a vida com os olhos de Deus desafia e compromete com a vida pessoal, com a ação na realidade do mundo e da história das pessoas. A partir do testemunho e da prática, a presbítera e o presbítero reconhecem que a fé não se vive em abstratos ou separada da realidade que os/as envolve. Conforme o evangelho, a fé conduz ao encontro com Deus vivo comprometendo-se com todos os aspectos da edificação da vida. Vivenciar a fé cristã através da atuação de uni presbitério na comunidade torna possível a concretização da diaconia que vem ao encontro da vontade de Deus. Em João 10.10 encontramos: Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância.

Para refletir

Quais são as necessidades concretas que existem em nossa comunidade?
- Existem pessoas passando fome?
- Existem pessoas sem emprego?
- Existem crianças abandonadas?

Quais são as iniciativas que procuram solucionar estes problemas?

 


Voltar para índice Dia Nacional da Diaconia 1999
 


Âmbito: IECLB
Área: Missão / Nível: Missão - Diaconia
Natureza do Texto: Artigo
ID: 46216
REDE DE RECURSOS
+
Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.
Mateus 5.9
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br