Um ano mais de vida - culto aniversário 05/09 Paróquia Bom Samaritano Ipanema Rio de Janeiro

Culto presencial com transmissão on-line

04/09/2021

Culto 5 de setembro
Alguns participantes do culto
1 | 1
Ampliar


Acolhida
No dia 2 de setembro de 1980, foi fundada a Paróquia Bom Samaritano. 10 anos antes se iniciaram os cultos aqui em Ipanema. Mas em 1980, a paróquia começa a dar os seus primeiros passos autônomos dentro da Comunidade Evangélica Luterana do Rio de Janeiro. 41 anos já se passaram! Hoje, lembrando essa data especial, reiniciamos os cultos presenciais e agradecemos a Deus pela oportunidade de participar da sua igreja que se estende por toda a Terra.

Prelúdio

Invocação
Em nome de Deus, que nos ama; em nome de Jesus Cristo, que veio para nos salvar; e em nome do Espírito Santo, que nos capacita para anunciar o evangelho é que hoje aqui nos reunimos. Amém.

Oração de confissão de pecados
Deus de toda a misericórdia e consolo vem consolo vem socorre o teu povo, transformando-nos de nosso pecado para viver em paz. Dá-nos o poder do teu Espírito Santo para que possamos confessar nossos pecados, receber o teu perdão e crescer na plenitude de Jesus Cristo, nosso Salvador e Senhor. Amém.

Para todos aqueles que se arrependeram de seus pecados e tem o sincero desejo de abandoná-los, eu declaro que os seus pecados estão perdoados, com fundamento no que diz em Provérbios (28.13): “Quem encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e abandona alcançará misericórdia.”

Kyrie Eleison – Tem piedade, Senhor
P: Pela paz que vem do alto, e a salvação dos oprimidos, oremos ao Senhor:
C: Tem piedade, Senhor!
P: Pela paz do mundo inteiro, pela divulgação do Evangelho e o testemunho do povo de Deus, oremos ao Senhor:
C: Tem piedade, Senhor!
P: Por esta casa santa e por todas as pessoas que a buscam com fé e temor de Deus, oremos ao Senhor
C: Tem piedade, Senhor!
P: Para sermos libertados de ódio, angústia e opressão, oremos ao Senhor:
C: Tem piedade, Senhor!
P: Por graça, socorre-nos, Senhor!
Todos: Amém.

LCI 577 Qual barco (estrofes 1 e 2)

1. Qual barco singra pelo mar a igreja do Senhor.
Eternidade o alvo é que indica a direção.
Navega pelo temporal de medo angústia e dor.
Vitórias, lutas e temor, por séculos, Senhor.
Pergunta angustiante é: Ao fim resistirá?
Há de alcançar o alvo seu e não afundará?

Guia-nos, Senhor! Ampara-nos, Senhor,
pois sem ti nos assalta temor, solidão –
ó guia-nos, Senhor!

2. Qual barco em calmo porto está a igreja do Senhor.
Em segurança e lentidão viver é bem melhor.
Contenta-se em relembrar vitórias que já viu.
Parece o apelo a ignorar que a chama a trabalhar.
Quem medo tem de hoje agir de Deus pouco verá.
Só quem na luta porfiar, vitória alcançará.

Guia-nos, Senhor! Ampara-nos, Senhor,
pois sem ti nos assalta temor, solidão –
ó guia-nos, Senhor!

Oração do dia
Eterno Deus, tu que chamaste pessoas para ser tua comunidade de fé neste lugar. Agradecemos-te porque nos concedeste de reunir-nos aqui. Pedimos-te: envia o teu Espírito Santo e sê presença real neste lugar. Fortalece a nós e a todas as pessoas que aqui buscarem tua palavra e teus sacramentos. Mantêm longe desta casa o poder do mal. Concede que nessa comunidade tua palavra sempre seja anunciada com fidelidade. Ouve-nos quando aqui orarmos e concede-nos tua paz quando aqui procurarmos o teu perdão. Acolhe todas as pessoas que aqui se reúnem pela fé em ti, para que, como cristãos e cristãs, aqui e no mundo inteiro, te louvemos hoje e sempre. Amém.

Salmo 146
Aleluia!
Louve, ó minha alma, o Senhor.
Louvarei o Senhor
durante a minha vida;
cantarei louvores ao meu Deus
enquanto eu viver.

Não confiem em príncipes,
nem nos filhos dos homens,
em quem não há salvação.
Sai-lhes o espírito,
e eles voltam ao pó;
nesse mesmo dia,
acabam todos os seus planos.

Bem-aventurado aquele que tem
o Deus de Jacó por seu auxílio,
cuja esperança está no Senhor,
seu Deus,
que fez os céus e a terra,
o mar e tudo o que neles há
e mantém para sempre
a sua fidelidade.
Que faz justiça aos oprimidos
e dá pão aos que têm fome.
O Senhor liberta os encarcerados.
O Senhor abre os olhos aos cegos,
o Senhor levanta os abatidos,
o Senhor ama os justos.
O Senhor guarda o estrangeiro,
ampara o órfão e a viúva,
porém transtorna
o caminho dos ímpios.
O Senhor reina para sempre;
o seu Deus, ó Sião, reina
de geração em geração.
Aleluia!

Evangelho Marcos 7.24-37
Levantando-se Jesus, saiu dali e foi para as terras de Tiro e Sidom. Tendo entrado numa casa, não queria que ninguém soubesse onde ele estava. No entanto, não pôde ocultar-se, porque uma mulher, cuja filhinha estava possuída de espírito imundo, logo ouviu falar a respeito de Jesus. Ela veio e se ajoelhou aos pés dele. Essa mulher era estrangeira, de origem siro-fenícia, e pedia a Jesus que expulsasse o demônio da sua filha. Mas Jesus lhe disse:
— Deixe primeiro que os filhos se fartem, porque não é correto pegar o pão dos filhos e jogá-lo aos cachorrinhos.
A mulher respondeu a ele:
— Senhor, os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem das migalhas das crianças.
Então Jesus disse à mulher:
— Por causa desta palavra, você pode ir; o demônio já saiu da sua filha.
Quando a mulher voltou para casa, achou a menina sobre a cama, pois o demônio tinha saído dela.

De novo, Jesus se retirou das terras de Tiro e foi por Sidom até o mar da Galileia, através do território de Decápolis. Então lhe trouxeram um surdo e gago e lhe suplicaram que impusesse as mãos sobre ele. Jesus, tirando-o da multidão, à parte, pôs os dedos nos ouvidos dele; depois, cuspindo, aplicou saliva na língua do homem. Então, erguendo os olhos ao céu, suspirou e disse:
— Efatá! — que quer dizer: “Abra-se!”
E logo os ouvidos do homem se abriram, e o empecilho da língua se soltou, e ele falava sem dificuldade. Jesus lhes ordenou que não contassem isso a ninguém; porém, quanto mais recomendava, tanto mais eles o divulgavam. Ficavam muito admirados, dizendo:
— Tudo ele tem feito muito bem; faz até os surdos ouvirem e os mudos falarem.

Pregação baseada no Salmo 146
Uma menina de seis anos voltou da escola e como seu pai estava sentado com o jornal, depois do almoço, ela perguntou:
Papai, por que Deus fez todas as folhas verdes? Ele pensou por um momento e respondeu: Eu não sei.
Em seguida, ela perguntou: Papai, se Deus fez o mundo todo, quem fez Deus? Novamente ele disse: Eu não sei.
Mais uma vez, ela perguntou: Papai, como é que Noé conseguiu pegar as duas cobras e colocá-las na arca? Ele largou o jornal e disse com um sorriso: Querida, eu não sei.
Como muitas crianças, esta menina estava perguntando ao seu pai algumas questões muito importantes. Papai estava certo em responder: Eu não sei, porque há certas questões para as quais não temos respostas, pelo menos até o dia em que podemos perguntar a Deus face a face. Mas, de algumas coisas nós podemos ter certeza. Podemos ler a Bíblia e observar como Deus age. Isso deve ser feito com cuidado, não extraindo somente aquele pedacinho de versículo que nos interessa. Devemos procurar na Bíblia toda e ver como é que Deus age.
No Evangelho de hoje, escutamos dois exemplos do agir divino. Jesus apesar da sua falta de sensibilidade inicial dá ouvidos e atende o pedido de uma mulher para que a sua filha fique curada e, por outro lado, dá a possibilidade de uma pessoa poder ouvir e falar. A ação de Deus transforma, para melhor, a vida das pessoas.
Quero concentrar-me no outro texto, no Salmo 146. Geralmente pensamos nos Salmos como textos bonitos, poéticos, com mensagens profundas que lembram as diversas situações em que as pessoas podem se encontrar. No Salmo 146, o foco sai dos seres humanos e se fixa em Deus. Pode parecer simples, e talvez assim o seja, para saber viver melhor é só prestar atenção a Deus e o seu agir. Com simplicidade é tocado um assunto que tem ocupado a vida de muitos filósofos e outros estudiosos da existência humana.
O que você faz com sua vida? Essa pergunta é geralmente feita para um jovem que não quer nada com nada, mas acho que devemos fazer-nos essa pergunta constantemente: o que eu faço com minha vida? Para que serve minha existência? Outro dia, falei com uma pessoa que queria cometer suicídio e para ela foi muito difícil responder.
O Salmo 146 celebra a boa notícia de que diante da fragilidade e mortalidade humana, Deus permanece fiel. O até mais, a soberania de Deus desde a criação até a eternidade é dedicada a ajudar aqueles em necessidades mais profundas e nas mais terríveis circunstâncias. O louvor ao longo da vida por testemunhar o Reino de Deus é o tema do Salmo 146.
O salmo começa com um diálogo interno. Um indivíduo responde ao apelo geral para louvar o Senhor, comprometendo-se a si mesmo para louvar ao Senhor, enquanto eu viver e para cantar louvores a Deus toda a minha vida. A vida humana é introduzida como tempo suficiente para expressar a bondade de Deus.
Quanto tempo nós temos? Quanto tempo Deus tem?
A vida humana não está apenas relacionada com o calendário, mas tem a ver com nossa relação com Deus, Os acontecimentos na vida de uma pessoa ilustram a fidelidade de Deus. Isso significa que como se vive a vida é em si um ato de louvor. Vivendo valores da verdade, da justiça reconhecemos a bondade de Deus.
Por que louvamos a Deus?
Criando, cuidando e restaurando. Deus está sempre agindo! Deus traz justiça, dá alimento, cura os doentes. Deus cuida de tudo e de todos, principalmente das pessoas em necessidade. Quem são os nossos necessitados?
Naquela época foram lembrados os presos que geralmente estavam em presídio de forma injusta; os estrangeiros que não eram considerados gente porque faziam parte de outros povos, as viúvas e os órfãos que não tinham direito diante da lei, não eram contados como gente que valia.
Ainda que vivamos um mundo estragado, onde a decepção, a raiva e a injustiça sejam comuns, o salmista nos lembra de uma visão inacreditável de cura e plenitude. O salmista nos lembra de que no Reino de Deus é diferente, por isso é que somos encorajados a orar para que a vontade de Deus seja feita tanto na terra como no céu.
Mas, que tem a ver tudo isto com o aniversário da Paróquia Bom Samaritano? Tem tudo a ver! Pois, é na comunidade de fé que nós podemos vivenciar e experimentar de forma especial o agir divino. Todos nós sabemos que esta paróquia não é perfeita, mas mesmo assim, Deus tem cuidado das pessoas que aqui se reuniram para louvar. Aqui, Deus nos tem ensinado a importância de colocar os dons que recebemos a serviço das outras pessoas. É aqui onde, a pesar de tudo, sentimos o amor de Deus agindo.
“Um ano mais de vida” não é somente o início de uma música que é cantada no aniversário, essa frase é uma confissão de fé que deve ser vivida. O salmo conclui reconhecendo que podemos confiar em Deus pois com sua ajuda divina governa com justiça. O salmo nos lembra as razões para louvar a Deus. Por isso, começamos e terminamos o salmo dizendo Aleluia, que significa, Deus seja louvado! Amém.
 

LCI 573 Da Igreja é Fundamento

1. Da Igreja é fundamento Jesus, o Salvador;
em seu poder descansa, é forte em seu amor.
Porquanto permanece, a Igreja existirá:
com vida renovada, jamais perecerá.

2. A pedra preciosa que Deus predestinou
sustenta pedras vivas que a graça trabalhou.
E, quando o monumento se erguer em plena luz,
a glória do edifício será do Rei Jesus!

3. Senhor, que este edifício, erguido por amor
e para a tua glória, redunde em teu louvor:
e que almas redimidas, aqui em comunhão,
se tornem templo santo de tua habitação.

Credo Apostólico
Creio em Deus, Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra. E em Jesus Cristo, seu Filho unigênito, nosso Senhor, o qual foi concebido pelo Espírito Santo, nasceu da virgem Maria, padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu ao mundo dos mortos, ressuscitou no terceiro dia, subiu ao céu, e está sentado à direita de Deus, Pai todo-poderoso, de onde virá para julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na santa Igreja cristã, a comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição do corpo e na vida eterna. Amém.

Oração Geral da Igreja
Querido Pai Celestial: abençoa tua igreja e nos mantém unidos a ti através do teu Evangelho. Ajuda-nos a reconhecer que precisamos da tua compaixão e do teu amor. Obrigado por tudo aquilo que já nos tens dado, especialmente lembramos com gratidão os 41 anos desta tua Paróquia Bom Samaritano como instituição aqui no Rio de Janeiro. Obrigado pelos pastores que guiaram os seus membros. Obrigado por cada pessoa que participou aqui nesta casa de oração. Obrigado pelas pessoas que dedicaram seu tempo e seus dons em serviço.
Desperta-nos para nossas formas de missão. Dá-nos, Senhor, a possibilidade de alcançar mais pessoas com o amor de Cristo. Permite que tenhamos recursos financeiros para seguir a tua obra. Abençoa os nossos esforços em servir-te na cidade do Rio de Janeiro.
Cuida, Senhor, que a tua Igreja não seja dividida por questões humanas, que possamos centrar-nos em Cristo e no seu agir. Por favor, ajuda a todos aqueles que vivem com raiva e amargura em seus corações. Dai-lhes alegria, a alegria preciosa que só Cristo pode dar e abre seus corações para ti, curando com o teu amor e dando-lhes a tua paz. Te agradecemos por cada pessoa que pode celebrar mais um ano de vida. Que elas possam lembrar-se de que na tua graça cada dia é uma nova oportunidade.
Oramos também pelas pessoas que estão doentes ou enlutadas. Te agradecemos porque sabemos que tu também estás junto delas. Acompanha a cada pessoa nestes momentos complicados da pandemia e permite que surjamos como melhores seres humanos.
Pai Celestial, mantêm-nos unidos em amor e suplicamos que ouças a nossa oração, esta que pedimos em nome de Cristo. Ele que nos ensinou a orar dizendo:

Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome. Venha o teu reino. Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dá hoje. E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal. Pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém.

Campanha Vai e Vem
A Campanha Vai e Vem nasceu como ação missionária da IECLB. A cada ano nossa paróquia reúne ofertas para enviar ao Sínodo Sudeste, que repassa à sede da igreja e partilha com projetos que precisam de apoio financeiro. Nos cultos de setembro, lembraremos a vocês que também podem ofertar para a Campanha Vai e Vem depositando na conta da Paróquia e comunicando esse destino.

Oferta deste domingo
É destinada pelo Sínodo para Apoio a Formação
A coleta de hoje tem o objetivo de apoiar grupos de formação dentro da igreja. Os recursos são necessários para as seguintes atividades:
• formar lideranças de grupo e presbitérios,
• atualizar e manter o aplicativo de celular (ainda em construção),
• elaborar materiais de formação, especialmente os virtuais, já que hoje quase tudo funciona à distância,
• dar suporte aos encontros de estudo das metas missionárias da IECLB, definidas no Concílio Geral de 2018

LCI 290 Chuvas de bênçãos (estrofes 1 e 4)

1. Chuvas de bênçãos teremos,
é a promessa de Deus,
tempos benditos trazendo
chuvas de bênçãos dos céus.

Estr.: Chuvas de bênçãos,
chuvas de bênçãos dos céus!
Gotas benditas já temos;
chuvas pedimos a Deus.

4. Chuvas de bênçãos teremos,
chuvas mandadas dos céus;
bênçãos a todos os crentes,
bênçãos do nosso bom Deus.

Estr.: Chuvas de bênçãos,
chuvas de bênçãos dos céus!
Gotas benditas já temos;
chuvas pedimos a Deus.

Bênção
P: Deus, que cria com amor de mãe, abençoe vocês e continue desenvolvendo em vocês a capacidade de buscar a vida.
Deus que salva e liberta, em Jesus Cristo, caminhe com vocês na verdade e na dignidade da vida.
Deus que anima, no poder do Espírito Santo, esteja ao lado de vocês quando buscam realizar sinais de plena comunhão. Amém!

Envio
P: Vão em paz e sirvam ao Senhor com alegria.
C: Demos graças a Deus!
 


Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio de Janeiro - Bom Samaritano (Ipanema-RJ)
Área: Celebração / Nível: Celebração - Liturgia
Testamento: Antigo / Livro: Salmos / Capitulo: 146 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 10
Natureza do Texto: Liturgia
Perfil do Texto: Celebração
ID: 64216
MÍDIATECA
REDE DE RECURSOS
+
Procuremos sempre as coisas que trazem a paz e que nos ajudam a fortalecer uns aos outros na fé.
Romanos 14.19
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br