Trocando Saberes - uma visita à Instituição Diaconal Stetten/Stuttgart - Alemanha

19/10/2009

Sinto prazer ao fazer visitas, tanto para pessoas conhecidas como para desconhecidas. O ministério diaconal me possibilita bons contatos. Recentemente fui presenteada com bons momentos de comunhão, quando da minha visita à Instituição Diaconal Stetten/Stuttgart. A pastora Karin Neufert, responsável pelos contatos internacionais da referida Instituição, dedicou três horas de seu tempo para me apresentar todos os trabalhos desenvolvidos com as Pessoas com Deficiências que residem naquela casa. Muitas delas não possuem nenhum familiar. Outras recebem visitas esporádicas de seus queridos. Faz 150 anos que as primeiras crianças com alguma deficiência foram acolhidas, receberam um lar e pessoas que cuidaram delas. Até os dias de hoje, as Pessoas com Deficiência são tratadas com muito amor pelos profissionais que atuam junto a elas. A Instituição oferece formação em várias áreas como terapias, lazer, trabalho, comunhão e muito mais.

Convivi uma hora com um grupo de pessoas com deficiência intelectual. A coordenadora me falou do seu dia a dia. Enquanto conversávamos, ela atendia as pessoas que estavam sob os seus cuidados. Percebi que uma das pessoas do grupo agitava-se constantemente. Ela encontrava-se deitada em uma cama suspensa por quatro cordas presas no teto. A coordenadora embalava a cama com uma das mãos e, com a outra, anotava as colocações que eu lhe fazia sobre os trabalhos que desenvolvemos junto às Pessoas com Deficiência no Sínodo Norte Catarinense. Durante minha visita o acamado levantou-se várias vezes de seu leito buscando o carinho de sua coordenadora. Ela me revelou que além da deficiência intelectual, ele estava sendo acometido do mal de Alzheimer e que, por isso, ele precisava de muita atenção e carinho. Encantou-me o jeito amoroso com que aquela mulher cuidava da pessoa fragilizada.

Além deste grupo, também visitei outro de residentes, que era composto por oito pessoas e dois coordenadores. Eles vivem juntos como se fosse uma família. O dia é estruturado com muitas atividades e as refeições são feitas sempre em conjunto. No dia da minha visita, estava agendado o Dia do Brechó, uma data esperada com ansiedade pelo grupo, segundo o seu coordenador. Naquela pequena comunidade cada um podia escolher 3 a 4 artigos de seu interesse para levar para casa e isso, sem custos. A alegria tomava conta daquelas pessoas. Apoderar-se de um bem, resultava em gargalhadas entusiasmadas. Era bonito de ver.

O dia foi marcante para mim. Aconteceram muitas trocas e claro, muitas impressões ficaram impregnadas dentro de mim. Estabelecemos e firmamos contatos. Quando da minha visita tive o privilégio de encontrar a Pedagoga Social Meike Jacobs e o Pastor Matthias Binder. Este casal intercambiou os seus conhecimentos na IECLB, especificamente no Sínodo Vale do Taquari durante o período de três anos. Foi nesta época que o casal ajudou a escrever o livro “De Corpo e Alma” que aborda uma visão integral da sexualidade e de relacionamentos com pessoas com deficiência mental. Foi muito bom sentir que eles continuam interessados em trocar experiências conosco. Esta visita à “Diakonie-Stetten” me autoriza dizer que, tanto a  Diaconia Alemã quanto a Diaconia Brasileira têm como alvo Servir ao próximo, conforme a ordem de Jesus Cristo (Marcos 10.45). O fato é que intercambiar enriquece. Eu tive o privilégio de trazer comigo um pouco mais de conhecimentos no que diz respeito ao trabalho com a Pessoa com Deficiência.

Diac. Valmi Ione Becker
Sínodo Norte Catarinense

COMUNICAÇÃO
+
ECUMENE
+
Jamais a fé é mais forte e gloriosa do que ao tempo da maior tribulação e tentação.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br