O programa “CULTO EM CASA” transmitido via rádio AM (hoje Rádio Colon AM) leva semanalmente aos ouvintes um dos cultos realizados no domingo pela manhã , em uma das igrejas da CEJ - Comunidade Evangélica de Joinville.
Muitas evoluções aconteceram desde a transmissão do primeiro programa.
Para que o programa possa ser transmitido, necessário se faz que haja uma ligação física entre a igreja e a emissora de rádio. Esta ligação era efetuada através da contratação de uma linha telefônica dedicada junto à concessionária de telefonia da cidade e havia a necessidade de trocar-se periódicamente esta ligação, para atendimento da transmissão no novo local de culto.
Com o advento do computador, podemos hoje nos conectar com qualquer ponto do mundo e falar, de computador para computador, utilizando vários sistemas de transmissão de voz digital, existentes através das facilidades da internet, todos com excelente qualidade de sinal de transmissão, o que permite a reprodução de forma clara e perfeita de qualquer conversação.
Um destes sistemas, chama-se SKYPE que estamos utilizando desde o domingo último, 4 de outubro, para a transmissão do programa “Culto em Casa” da Paróquia São Lucas até a Rádio Colon AM.
Desta forma, o sinal gerado através dos microfones utilizados no culto, são transmitidos por um computador instalado na igreja e viajam via internet até um computador na emissora de rádio, a qual conecta o seu computador ao sistema de transmissão e o programa vai ao ar. Assim, não mais estamos dependentes de uma ligação física (telefônica) para a transmissão.
Um próximo passo é disponibilizarmos a transmissão do programa “Culto em Casa” via site, assim, o programa poderá ser ouvido através do computador, o que permitirá que o ouvinte, estando em qualquer lugar do mundo, conecte-se ao site da CEJ e consiga ouvir o culto no momento em que puder.
Lembrando o Plano de Ação Missionária da IECLB, observamos que “comunicar é da própria natureza da igreja”. Por outro lado o PAMI lembra que a nossa comunicação pessoal, face-a-face, comunitária, familiar, cotidiana é atravessada por uma comunicação monopolizada pelas novas tecnologias, do telefone à internet, do jornal à TV, momento no qual “comunicar passa a ser problema para a igreja”.
Para a IECLB, “quando anunciamos o evangelho, em palavras ou em ações, estamos tornando público um conjunto de valores éticos, teológicos, comunitários, etc. com vistas a trazer pessoas para a fé em Cristo Jesus.”. “Quando utilizamos os meios de comunicação para anunciarmos o evangelho, nossos objetivos missionários (valor, visibilidade e vínculo) permanecem os mesmos, mas o modo de interação se modifica”
O objetivo maior para a transmissão do culto via rádio é alcançar a todos sendo estes membros ou não de nossa comunidade,principalmente aqueles que por vezes encontram-se impossibilitados de comparecer pessoalmente ao culto, seja por enfermidade ou por outras situações de ausência, possam compartilhar da Palavra de Deus. Participe você também desta missão, divulgando esta forma de falar de Cristo divulgando e orientando.