Transformado pela fé para servir!

29/09/2014

Transformado pela fé para servir!

No filme “Lutero” bem como em muitas biografias escritas sobre Martim Lutero fica claro e evidente a transformação que a fé pode fazer na vida de uma pessoa. Antes da grande descoberta, “O justo viverá por fé”, Martim Lutero era uma pessoa agoniada, angustiada e que buscava na penitência, no flagelo a misericórdia e o perdão de Deus. A espiritualidade da época era muito marcada pela barganha, isto é, a misericórdia e o perdão de Deus podiam ser alcançados pelas obras, pelos sacrifícios, pelos flagelos e pela aquisição de indulgências expedidas pela Igreja.

Porém, tal mensagem não tranquilizava o coração angustiado de Martim Lutero. E é em meio a essa agonia e a sua pergunta constante - como alcançar um Deus misericordioso? - que Martim Lutero se debruça sobre a leitura incessante da Bíblia e descobre em Romanos 1.17 que “O justo viverá por fé”.

Essa descoberta transforma a vida de Martim Lutero. Como diz em Romanos 5.1: “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo”. A descoberta da justificação traz paz ao coração de Martim Lutero. Ele descobre que não são os sacrifícios, flagelos e indulgências que o ajudarão a encontrar um Deus misericordioso e amoroso. Porém, em aceitar e crer no milagre maior que Deus realizou no mundo em Cristo Jesus. Em Cristo Deus veio ao mundo para justificar e perdoar o pecador. Não são mais necessárias penitências e flagelos para sermos aceitos, perdoados e justificados por Deus. A justificação está em aceitar e crer no amor de Deus revelado ao mundo em Jesus Cristo na cruz. Quem aceita este presente maravilhoso e amoroso de Deus não fará as coisas na vida por obrigação ou retribuição, mas por gratidão e compaixão.

Sentindo-se justificado, perdoado e amado por Deus em Jesus Cristo, a angústia que o atormentava, deu lugar a espontaneidade da fé que se coloca a serviço da vida. Não mais por obrigação ou na espera de uma retribuição por parte de Deus, mas única e exclusivamente por um profundo sentimento de gratidão pela salvação recebida por Deus em Cristo Jesus.

Tocado e inspirado pelo amor salvador e justificador de Deus em Cristo Jesus, Martim Lutero consegue revolucionar a espiritualidade de sua época e também as questões sociais e políticas.

Agradecemos que a grande descoberta de Martim Lutero não ficou perdida no tempo e nem na história. Ela continua viva e permeando a vida de fé de nossa comunidade. Muitas pessoas, tocadas e inspiradas pelo amor justificador de Deus em Jesus Cristo, se colocam diariamente a serviço da vida em nossa comunidade e na vida profissional. Não para expiar pecados ou para buscar em Deus retribuição ou prosperidade, mas por gratidão pela salvação que Deus nos deu por intermédio de Cristo Jesus.

Bondoso e misericordioso Deus, a Reforma nos lembra que a minha força nada faz. É tu que nos justificas e salvas.

Obrigado, Senhor, por este presente, ele me livra de angústia e dor para servir diariamente em fé, esperança e amor. Amém.

Pr. Ernani
 


Autor(a): Pr. Ernani Röpke
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Cantareira (Tremembé - São Paulo-SP)
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 30000
REDE DE RECURSOS
+
O Senhor guardará você. Ele está sempre ao seu lado para protegê-lo. Ele o guardará quando você for e quando voltar, agora e sempre.
Salmo 121.5 e 8
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br