TRAGÉDIAS! ONDE ESTÁ DEUS?

06/07/2014

É muito interessante que em situações que envolvem desastres naturais, catástrofes, ataques, atentados, tempestades, o resultado quase sempre é o mesmo:

1. Por um lado as pessoas se tornam solidárias, simpáticas e sensíveis com a dor do próximo. Campanhas de arrecadação de alimentos, móveis e roupas acontecem às dezenas. Todos querem ajudar. Afinal de contas, poderia ter sido comigo.
2. Por outro lado, tenta-se encontrar um culpado. O próprio ser humano não consegue admitir sua parcela de culpa, por isso tenta-se encontrar outros culpados. Apela-se para a religiosidade. Mesmo entre os que nem são tão religiosos assim. Pergunta-se, então, onde está Deus no meio das tragédias. Se Deus é bom, por que permite tanta destruição.
Terremotos de grandes magnitudes, Tsunamis gigantescos e vazamento nuclear. Tudo acontecendo num mesmo lugar, o mundo está atônito com a situação vivida pelo Japão enquanto ainda nos recuperamos das tragédias do Haiti, do Chile, da Nova Zelândia, agora, mais uma vez Santa Catarina sofre com enchentes. Alguns perguntam: onde está Deus quando desastres naturais provocam mortes e destruição?

Em primeiro lugar, Deus não é o culpado pelos desastres naturais. Não é Deus quem manda os rios saírem de seus leitos e atingir dezenas, centenas de pessoas. Não é Deus quem mexe com o planeta terra fazendo surgir os terremotos e maremotos.

Em segundo lugar, os desastres naturais já dizem o que são: naturais. Faz parte da natureza. Chuva, calor, frio, seca, tempestades, terremotos.

Em terceiro lugar, dificuldades e calamidades nos igualam e nos tornam semelhantes uns aos outros. Por isso todos podemos ser solidários e ajudar uns aos outros quando passamos por dificuldades e sofrimentos.

Em quarto lugar, Deus não é o culpado, mas Ele está comigo no meio do sofrimento. Salmos 23: 4 diz: “ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte não temerei mal algum por que tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam...”

Que sua fé não seja abalada nestes dias, pelo contrário, que ela seja fortalecida em dias de angústia e aflição, que você encontre paz em suas orações e conforto nas promessas das Escrituras.
Que Deus nos ajude a ver e aprender, para atravessarmos momentos como este.


Autor(a): Pastor Leandro Ristow
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 28983
REDE DE RECURSOS
+
As pessoas podem fazer seus planos, porém é o Senhor Deus quem dá a última palavra.
Provérbios 16.1
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br