Tradição é terreno onde se semeia o futuro - Dia da Reforma

01/09/2009

Com gratidão relembramos todos estes valores quando festejamos o Dia da Reforma. Neste ano iremos ampliar este momento e organizamos a Semana da Reforma – 26 a 31 de outubro.

Com a sua participação, com o seu testemunho, com o seu engajamento em oração e com as suas atitudes evangélicas, esta semana será um tempo que irá marcar época.

Através do projeto de Lei 004/2009, de autoria do vereador Alodir Alves de Cristo, membro da Paróquia dos Apóstolos, foi aprovado pelo Legislativo e sancionado pelo Executivo Municipal a Lei que institui o dia 31 de outubro no calendário oficial do município como o Dia da Reforma, em homenagem à comunidade luterana de Joinville.

A partir desta lei, queremos promover a divulgação do Evangelho e de suas ações práticas realizadas pela Comunidade Evangélica de Joinville, através de suas Paróquias, Departamento e Instituições. Também cultivar e relembrar fazeres e dizeres de nossos antepassados. Ainda possibilitar ações de viabilidade financeira para o Departamento de Assistência Social e Diaconia e os Projetos Missão Criança.

Alguns detalhes da programação da Semana da Reforma Luterana já podem ser adiantados, embora possam ainda sofrer algumas modificações. É importante ressaltar que, nesta programação, a CEJ-UP está integrando irmãos e irmãs da Missão Evangélica União Cristã – MEUC e da Igreja Evangélica Luterana do Brasil – IELB.

Na segunda-feira, dia 26 de outubro, deverá acontecer o Ato Solene na Câmara de Vereadores de Joinville, às 19h30. É um ato aberto ao público, como são todas as sessões da Câmara de Vereadores. No dia 27, terça-feira, será celebrado o Culto de Oração especial na Paróquia da Paz, às 18h30, e após acontece o lançamento do livro “158 anos de FÉ, GRAÇA E BÊNÇÃO”

A quarta, dia 28, e a quinta, dia 29, serão dias marcados por palestras sobre o Movimento da Reforma e o luteranismo na construção da sociedade brasileira e por homenagens a pastores eméritos que atuaram em nossa cidade, lideranças que já colaboraram com seus dons em nossas comunidades. Para esta homenagem acontece o jantar de confraternização na sede da AJAO.

O filme “Lutero” não poderia faltar. Na sexta-feira acontecerão sessões abertas à comunidade joinvilense no Teatro Juarez Machado e também na Casa da Memória. Debates deverão seguir estas sessões.

Dia 31 de Outubro é a data magna da reforma. Neste dia, das 09 às 14 horas, acontecerá no pátio da Igreja da Paz – Rua Princesa Isabel – uma exposição com os trabalhos e iniciativas das diversas Paróquias – inclusive IELB e MEUC. Neste dia acontecerão dois atos públicos: um na Praça da Bandeira e outro no Cemitério dos Imigrantes. Seus horários serão, respectivamente, 8 e 10 horas.

À noite, o momento máximo da Semana da Reforma: Culto celebrativo ao Dia da Reforma, a ser realizado na Paróquia Cristo Redentor, às 20 horas. Mais detalhes da programação ainda seguirão.

O que não sofrerá alteração – somente será aumentado – é o entusiasmo que temos em celebrarmos nosso testemunho evangélico luterano neste lugar – Joinville – onde queremos fazer da “Missão de Deus – Nossa Paixão”.

P. Rolf Rieck e Paulo Zick
CEJ-UP

Fonte: Jornal Joinville Luterano - Ed. 54 - set-out/2009

COMUNICAÇÃO
+
ECUMENE
+
Jamais a fé é mais forte e gloriosa do que ao tempo da maior tribulação e tentação.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br