Toda lágrima será enxugada
Deus enxugará dos olhos todas as lágrimas. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor. As coisas velhas já passaram (Apocalipse 21.4). Conforme a Enciclopédia da Bíblia, Teologia e Filosofia, as lágrimas são secreções das glândulas lacrimais. Um líquido sem coloração, composto de sais de sódio e de cálcio — derivado do soro do sangue. Elas lubrificam o globo ocular e removem partículas irritantes. Seu aumento se dá devido a certos tipos de carga emocional.
Na Bíblia o aspecto emocional da formação das lágrimas ocupa um espaço importante. Davi pede a Deus que guarde as suas lágrimas em seu Odre (1 Samuel 21.10-15. Veja ainda (Salmo 6.6). Jó derrama as suas lágrimas diante de Deus (Já 16.20). Jeremias fez várias referências aos seus olhos que vertiam lágrimas. (Veja 13.17 e 14.17). No novo Testamento temos citações como: Lucas 7.38 onde uma pecadora arrependida utilizou as suas lágrimas para lavar os pés de Jesus. Lágrimas foram derramadas diante de Jesus por um pai em favor de seu filho surdo e mudo. (Marcos 9.24). Muitas vezes Jesus mesmo orava com lágrimas (Hebreus 5.7).
A ênfase deste estudo é a ligação da Diaconia com o lema do ano 2003 da IECLB. A referência é: Deus enxugará toda a lágrima de seus olhos (Apocalipse 21.4). As lágrimas aqui representam a tristeza humana, as tragédias, todo o mal. Um dia, esta realidade não mais precisa existir. Deus fará novas todas as coisas. Assim cremos.
Um lencinho não dá para enxugar o rio de lágrimas que tenho para chorar, diz a canção popular. Como Igreja Cristã temos uma tarefa que é testemunhar esta realidade do novo céu e nova terra já aqui e agora. Com o projeto de Cristo ao mundo iniciamos um novo modo de viver. Cristo veio para trazer a PAZ. Levar esta PAZ a outros é levar uma nova maneira de viver. Somente convencemos outras pessoas desta verdade se nosso falar e agir são coerentes. Assim sendo, o nosso testemunho se torna concreto.
Na diaconia de Jesus, nós somos aceitos como somos e servidos com a salvação. Esta salvação é integral e nos liberta para servir. Enxugar lágrimas é ação. E pôr mãos à obra é praticar diaconia. Na forma de verbo seria DIACONAR.
Olhe em seu redor e procure ver como está o seu diaconar? Que tipo de lágrimas podemos enxugar? Que lágrimas podemos evitar? Que tipo de lágrimas podemos chorar juntos, isto é, onde e como podemos ser pessoas mais que solidárias?
TÉCNICA:
1) Procure relembrar algum momento na sua vida no qual lágrimas caíram de seus olhos e alguém as enxugou. Este enxugar pode ser figurativamente como um colo, um abraço, uma palavra de conforto.
2) Procure igualmer,de um momento no qual aconteceu o contrário, ninguém ao seu lado para compartilhar a dor.
3) Faça uma comparação entre os dois acontecimentos.
4) Reparta os sentimentos com o seu grupo.
Bibliografia: Champlin, R. N., Bentes, J. M. — Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia, Vai 3, São Paulo 1991 (Editora e Distribuidora Candeia). George Ladd, Apocalipse Introdução e Comentário - São Paulo: Mundo Cristão.
Hildegart Hertel, Diaconisa e Psicóloga Diretora do Departamento de Diaconia da lECLB