Tiago 1.12-15 - Tentação / Provação

Prédica

01/07/2007

Leitura Bíblica Básica: Tiago 1.12-15
Outras Leituras:
Autor: P. Elton Pothin
e-mail:
Origem: CEJ - Paróquia Martin Luther
Cidade: Joinville - SC
Data da pregação: 01/07/2007
Data Litúrgica:

Prédica:
Prezada Comunidade cristã aqui reunida.

Muitas vezes, ouço pessoas falando do PROPÓSITO DE DEUS para nossa vida, que Deus tem um PLANO para nossa vida. Estas palavras são ditas normalmente quando há uma situação adversa na vida da pessoa - desemprego, doença, morte violenta... - onde pessoas dizem a quem sofre: Deus tem um propósito/plano para tua vida com esta situação de sofrimento. Você está passando por esta provação / tentação porque Deus quer te mostrar/ensinar algo. Você já se perguntou qual é o propósito de Deus para a tua vida, o que Deus quer de ti? Como se Deus tivesse um PLANO SECRETO para nossa vida e nós não soubéssemos, precisando ser usado o recurso do sofrimento para que nós descobríssemos este propósito.

Tal afirmação incomoda-me muito, pois é biblicamente incorreta. Deus não usa o sofrimento; Deus não no faz sofrer para nos provar, nos testar, nos mostrar algum propósito/plano secreto que tem para nossa vida.

Isto fica claro quando lemos Tiago 1.12-15, onde se afirma com toda clareza no v. 12: ele mesmo (Deus) a ninguém tenta. O mesmo texto de Tiago deixa claro que a origem da tentação é a nossa própria cobiça: cada um é tentado pela sua própria cobiça (v. 14).

Além disso, outros textos deixam claro que a origem da tentação não é Deus, mas o diabo, satanás (adversário, inimigo de Deus e de seu povo): 1 Co 7.5 - para que Satanás não vos tente; 1 Ts 3.5 - temendo que o Tentador vos provasse; Lc 4.1-13, nos conta a tentação de Jesus, onde Jesus é tentado pelo diabo.

Deus não nos tenta/prova. Pelo contrário, é Ele quem nos dá força para suportar a tentação/prova: 2 Pedro 2.9 - porque o Senhor sabe livrar da provação os piedosos; 1 Coríntios 10.13 - Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar.

Também quando falamos do PROPÓSITO DE DEUS para nossa vida, não há nenhum segredo ou algum PLANO SECRETO. Basta olharmos para a Sagrada Escritura e encontraremos qual o propósito de Deus para nossa vida: Jeremias 29.11-13 diz: Só eu conheço os planos que tenho para vocês: prosperidade e não desgraça e um futuro cheio de esperança. Sou eu, o Senhor, quem está falando; João 10.10: Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.; 1 Timóteo 2.4: Ele quer que todos sejam salvos e venham a conhecer a verdade.; Atos 1.8: Porém, quando o Espírito Santo descer sobre vocês, vocês receberão poder e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até nos lugares mais distantes da terra. Ou seja, Deus quer que sejamos felizes, vivamos bem, tenhamos vida em abundância e que sejamos seus mensageiros neste mundo.

Existe, no entanto, um sofrer diferente deste que até agora falamos, que é o SOFRER PELA CAUSA DE CRISTO. Mas também aqui este sofrer pela causa de Cristo não é provocado por Deus como forma de provação/tentação, mas é decorrência do seguimento ao Evangelho - 1 Pedro 4.12-19.

O sofrer não é vontade de Deus para nossa vida. O sofrimento não é usado por Deus para nos mostrar algum propósito secreto dele para nossas vidas. O sofrimento advindo do seguimento a Cristo também não e vontade de Deus, mas conseqüência da dureza do coração humano, que não ouve a voz de Deus e se volta contra Ele.

Quanto à questão do APRENDER COM O SOFRIMENTO, isto é possível, pois nós podemos amadurecer, mudar conceitos, mudar o rumo da nossa vida após passar por sofrimento e situações difíceis - ou não. Mas não podemos dizer jamais que Deus usa o sofrimento para nos ensinar, amadurecer, rever conceitos em nossa vida.

Que assim possamos crer e viver.

Amen.

 


Autor(a): Elton Pothin
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense / Paróquia: Joinville - Martin Luther
Testamento: Novo / Livro: Tiago / Capitulo: 1 / Versículo Inicial: 12 / Versículo Final: 15
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 8900
REDE DE RECURSOS
+
Portanto, a fé é assim: se não vier acompanhada de ações, é coisa morta.
Tiago 2.17
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br