Tempo de Quaresma

Meditação

14/02/2008

“ Ainda assim, agora mesmo diz o SENHOR: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto.
E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao SENHOR vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal
.” Joel 2,12-13

“ Porventura não é este o jejum que escolhi que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo e que deixes livres os oprimidos, e despedaces todo o jugo?
 Porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres abandonados; e, quando vires o nu, o cubras, e não te escondas da tua carne?”  
Isaias 58,6-7

Estamos vivenciando um momento importante na vida da igreja. Este é o tempo da quaresma. Tempo em que as tradições são lembradas de maneira muito mais forte do que se pode e o que não se pode fazer.

Para muitos lembra o jejum, a abstinência, a caridade, não ir e não fazer festas, comer carne e outros. Estas tradições vêm de muito tempo. Nós as herdamos de nossos antepassados que assumiram essas tradições como prática cristã. Lembro inclusive quando criança que não se podia assoviar e como adolescente não se ouvia rádio e música, não se ia a bailes e para mim este tempo sempre foi muito difícil, pois o mesmo não passava porque não se podia fazer nada que se queria. Eram quarenta dias de uma espécie de escravidão.

Hoje com meus sessenta e sete anos vejo a quaresma de nossos dias, na sociedade em que vivemos quase que o contrário. Liberdade total e na maioria das vezes com falta de respeito pela época de quaresma. Muitas crianças e muitos jovens e até famílias nem sabem mais o significado do tempo de quaresma.

Ao descrever estas situações acima precisamos buscar pelo verdadeiro sentido da quaresma.

Quaresma: Significa 40 dias ou o quadragésimo dia antes da Páscoa. Lembrando dos quarenta dias depois da Páscoa, ressurreição de Jesus até a Ascensão e mais 10 dias Pentecoste.

Historiadores antigos creditaram aos apóstolos a instituição dos 40 dias de jejum antes da Páscoa. No entanto a prática aconteceu de forma esporádica nos anos do Concílio de Nicéia em 325 d.C.

Biblicamente o número 40 está relacionado no antigo testamento muitas vezes.
Não há dúvidas que o tempo da quaresma significa silêncio para reflexão, oração e jejum.
Os profetas Joel e Isaias gravados no início da meditação nos dão uma visão da importância da reflexão, oração e jejum, e, quem sabe, algumas dicas para vivermos quaresma hoje em nossos dias.

- Tempo de silêncio e reflexão, rasgando nosso coração e voltando-nos ao Deus pai de Jesus Cristo, na confiança da misericórdia e do perdão.

- Deixarmos de ser impiedosos em relação ao nosso semelhante, porque nossa missão é ir ao encontro do oprimido e rejeitado.

- Repartir o pão com os que têm fome e ajudando pessoas necessitadas.

- Oração que leve à ação, significa que quanto mais somos envolvidos em atividades diárias, mais precisamos da oração que nos aciona a caminhar em direção ao nosso próximo.

- Quem sabe, podemos deixar de fazer alguma coisa nesta época, que gostamos imensamente, por exemplo: abster-se de álcool, ou um refrigerante, ou chocolate, ou menos tempo em frente à televisão, ou alguma coisa que vamos sentir falta. Neste tempo podemos nos dedicar com amor e dinheiro aos que precisam.

Uma nova caminhada de vida é resultado de uma reflexão profunda do que Jesus Cristo fez por nós ao assumir na cruz a nossa culpa.  É também o resultado de uma oração profunda que nos leve para perto do Senhor.

 Se o tempo da quaresma – jejum ou abstinência é para demonstrar que somos fortes e sabemos sofrer, então estaremos desvirtuando a sua verdadeira finalidade.

Se chegarmos perto da verdadeira quaresma, acordaremos para o fato de que ela não perdeu o seu significado e que somos chamados a viver diariamente o amor de Cristo de forma INTENSA e AMOROSA.

P.em. Günter Boebel
Itapoá - SC

REDE DE RECURSOS
+
Porque nem eu nem tu jamais poderíamos saber algo a respeito de Cristo ou crer nele e conseguir que seja nosso Senhor, se o espírito não o oferecesse e presenteasse ao coração pela pregação do Evangelho.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br