Técnicas Gerais de Canto

21/06/2007


postura

Cabeça ereta sem rigidez. Coluna vertebral na posição vertical, peito ligeiramente elevado e os pés firmes e separados de modo que o peso do corpo fique distribuído e confortavelmente apoiado sobre eles.

 

respiração

Com o peito ligeiramente elevado, respirar utilizando o músculo diafrágma, sem elevar o peito ou ombros. A expansão das costelas circunda todo o peito, especialmente na direção das costelas de baixo, enquanto e diafrágma e paredes abdominais permanecem flexíveis pois são essenciais para o controle da emissão de ar.

relaxamento

O relaxamento é a liberdade de ação, estado de balanço e equilíbrio ou prontidão para a execução. Não apenas afrouxamento ou inércia. Deve ser entendido como a habilidade necessária para um bom cantar exigindo uma maior delicadeza, balanço e interação dos ajustes musculares ao redor da laringe, pescoço, língua e boca. Ajustes que devem sempre estarem prontos a mudar com grande rapidez durante o canto.

ressonância

A atividade vibratória da voz engloba várias estruturas: músculos, ossos, ligamentos e cavidades de todo o corpo. O corpo deve ser considerado como um ressonador complexo da voz. A ausência de contração de esforços musculares com o sentimento resultante da completa liberdade assegura uma correta coordenação de todas as partes da região vocal com a máxima ressonância e qualidade vocal.

registro

O registro no canto refere-se as mudanças ou paradas na qualidade vocal que ocorrem quando as cordas vocais se reajustam para produzir freqüências altas ou baixas (notas altas ou baixas). A maioria dos cantores que não possuem os benefícios de uma técnica vocal apropriada, sentirão uma notável mudança na qualidade quando eles alcançam determinado ponto na tessitura (alcance vocal) da voz enquanto cantam determinada passagem na escala musical. Esse “elevador” na voz marca o ponto de transição onde a voz de peito termina e a voz de cabeça começa. A sensação de mudança de registro, o qual pode flutuar de acordo com a intensidade do som da vogal usada nos exercícios ou frases musicais, normalmente ocorre em algum lugar na área logo abaixo do tom da voz falada.

dicção

Em seu completo sentido, dicção significa não somente a clareza, beleza, sensibilidade e inteligibilidade de comunicação da língua, mas a total técnica e arte da distribuição do texto cantado, por exemplo: ênfase ou fusão numa palavra, cor emotiva, nuança, continuidade da linha melódica, etc. As vogais são os veículos da voz e assim, são ressonadas através de todas as áreas de ressonância. A posição da língua e forma da boca, são fatores que contribuem para a formação da vogal. As consoantes são formadas na região da boca pelo movimento dos lábios, língua, dentes e palato. Cada movimento não deve perturbar a liberdade da garganta de produzir os sons.


 

REDE DE RECURSOS
+
O seu poder é eterno e o seu Reino não terá fim.
Daniel 7.14
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br