"TalitáCumi!"

23/10/2013

MalalaYousafzai é uma estudante, ativista e blogueira paquistanesa. Nasceu em Mingora, Paquistão. Seu pai é Ziauddin e tem dois irmãos. Fala pachto e inglês e é conhecida por seu ativismo em favor dos direitos civis, especialmente os direitos das mulheres do vale do rio Swat, onde o Taliban proibiu a frequência escolar de meninas.

Aos 13 anos, Malala alcançou notoriedade ao escrever um blog para a BBC, explicando sua vida sob o regime Taliban. Em 9 de outubro de 2012 foi atacada por um miliciano em Mingora: baleada no crânio e foi operada. Duas estudantes ficaram feridas juntamente com Malala enquanto se dirigiam para casa em um ônibus escolar. Ao redor da escola onde as meninas agredidas estudam, centenas de pessoas foram às ruas para protestar contra o fato.

 

Em 15 de outubro 2012 foi transferida para um hospital em Londres, Reino Unido para continuar a recuperação. Após quase 3 meses de internação, Malala deixou o hospital em 4 de janeiro de 2013. Em 12 de Julho, Malala comemorou seu aniversário de 16 anos discursando na Assembleia da Juventude na Organização das Nações Unidas em Nova Iorque, Estados Unidos: “Vamos pegar nossos livros e canetas. Eles são nossas armas mais poderosas. Uma criança, um professor, uma caneta e um livro podem mudar o mundo.”

A jovem ganhou em 10 de outubro 2013 o prêmio Sakharov de direitos humanos da União Europeia. Ela também foi indicada para receber o Nobel da Paz.


***


Então disse: - Por que tanto choro e tanta confusão? A menina não morreu; ela está dormindo. Então começaram a caçoar dele. Mas Jesus mandou que todos saíssem e, juntamente com os três discípulos e os pais da menina, entrou no quarto onde ela estava. Pegou-a pela mão e disse: - “Talitácumi!” (Isto quer dizer: “Menina, levante-se!”) No mesmo instante, a menina levantou e começou a andar. E todos ficaram muito admirados.  Marcos 5,39-42
 


Autor(a): P. Hermann Wille
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 25337
REDE DE RECURSOS
+
Assim diz o Senhor: Buscai-me e vivei.
Amós 5.4
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br