O professor da Faculdades EST, Dr. Valério Schaper, compartilhou reflexões sobre o A sociedade que acreditamos - Perspectiva ecumênica junto a pesquisadores, empresários e autoridades públicas reunidas no 3º Fórum ADCE-RS de Sustentabilidade.
O fórum, organizado pela Associação de Dirigentes Cristãos de Empresa (ADCE-RS) e pelo Grupo de Empreendedores Evangélico-luteranos de Porto Alegre (GEELPA), foi realizado nos dias 8 e 9 de outubro, no hotel Sheraton, em Porto Alegre, e teve como lema Inspirar para Transformar.
Ao destacar o compromisso transgeracional implícito ao conceito de sustentabilidade, Schaper argumentou que as perspectivas de mundo dependerão de um compromisso assumido entre uma geração e outra. Compromisso, como diz a palavra, implica uma promessa. Toda promessa nos coloca no limiar de uma esperança compartilhada, afirmou. Schaper lembrou ainda que promessa é uma das categorias centrais da teologia de Lutero.
Ao parafrasear outro teólogo luterano, Albert Schweitzer (1875-1965), o professor da EST afirmou que a sustentabilidade, reduzida ao essencial, supõe uma reverência pela vida. Na avaliação de Schaper, a compreensão desse conceito poderá suscitar a criação de valores e, consequentemente, inspirar a criação de uma cultura transformadora, sustentável. A reverência pela vida tem ainda um grande potencial de irmanar as igrejas.
Doutor em teologia sistemática pelo programa de pós-graduação da Faculdades EST, Valério Schaper é membro da Equipe de Trabalho do Instituto Sustentabilidade - América Latina e Caribe (FLM/IECLB/EST), do Comitê Estadual de Diversidade Religiosa - RS e Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Ética Contemporânea.
Jornalista responsável: Micael Vier Behs